domingo, 15 de fevereiro de 2009

Umidade atmosférica




"As chuvas são conseqüências da saturação da umidade atmosférica.
A quantidade de vapor de água que existe na atmosfera varia de acordo com diversos fatores, como vegetação, hidrografia, entre outros. Em geral, a atmosfera recebe umidade das águas oceânicas e continentais. Além da contribuição das plantas, que por meio do processo de evapotranspiração emitem grande quantidade de umidade para a atmosfera. Na região da Amazônia, por exemplo, cerca de 50% das chuvas são provenientes da evapotranspiração promovida pelas plantas.

O vapor de água contido na atmosfera resulta na umidade atmosférica, que pode ser relativa ou absoluta. A umidade relativa corresponde à relação que há entre a porcentagem da umidade absoluta e o ponto de saturação, é indicado geralmente por %.

A atmosfera possui um limite quanto à quantidade de vapor de água presente. Isso quer dizer que a mesma não consegue manter em suspensão uma quantidade elevada de vapor de água em sua estrutura, quando chega ao ponto máximo dizemos que atingiu o ponto de saturação.
Ao alcançar esse ponto de saturação, todo vapor de água existente se torna mais denso e se transforma em nuvens, essas poderão desencadear um fenômeno climático - as precipitações - que podem vir em forma de chuva, neve ou granito.


Geografia - Brasil Escola

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...