OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PROJETOS

PROJETO

TEMA


“Cuidando de mim, dos meus pertences e da minha vida ”

Objetivo :

Preparar o educando para a vida adulta, sabendo economizar e zelar por seus pertences

Levar o educando a perceber-se como parte da sociedade escolar.

Diminuir a incidência de pertences extraviados

Levar o aluno a valorizar a sua escola

Orientar os colegas sobre atitudes de cuidado com o espaço escolar e os pertence

Objetivo geral
Despertar no aluno atitudes de responsabilidade e cidadania, zelando pelo bem comum.

Desenvolvimento:

Abertura do projeto com a música tema do projeto e explicação de como cuidar da mochila, da

sala e da escola:

MÚSICA:MENINAS: Separar, ordenar, limpar, oyê!

MENINOS: É o caminho que nos leva a descobrir onde estão as meninas.

O segredo dos MENINOS: A mochila como mágica sorrir... ir... ir

Os alunos deverão percorrer a escola com a professora, analisando o que esta fora do lugar. Ex:

roupas perdidas, papel no chão, banheiros mal cuidados, utilização inadequada de papel toalha...

Neste momento o professor regente estará explicando a maneira correta de cuidar de todos os

espaços da escola

Em sala será feito um registro do que foi observado e de sugestões das crianças para medidas de

ação, visando a melhoria do espaço escolar.

Os alunos da 1ª série e 1º ano passarão nas demais turmas, orientando sobre cuidados com a

escola e com materiais, como por ex: a personalização de todos os objetos pessoais.

Confecção de cartazes e placas que serão fixados nos murais, salas, cidade mirim, etc. como

alertas : “ Apague a luz ao sair”, “ Cuide com carinho dos animais” “ Não deixe suas coisas

espalhadas”, Você não está esquecendo nada...

Esporadicamente os alunos da 1ª série e 1º ano deverão passar nas demais salas, com possíveis

materiais perdidos, cobrando a personalização e o cuidado

Combinar com os representantes de turma que ao final do dia seja feita uma revisão nos

materiais, na sala, para evitar esquecimentos

Verificar com as zeladoras quais as turmas que estão perdendo mais matérias na sala, riscando

mesas ou murais ou não cuidando da higiene do ambiente e realizar orientações específicas com

essas turmas

Será marcado um dia para que os alunos do colégio troquem de turma

para falar sobre o projeto

Faremos uma caixinha( sapato) em sala de aula para colocarmos durante a tarde ( manhã) os

lápis, borrachas, apontadores... que encontrarmos no chão e no final da tarde o aluno vem

procurar o que é seu, assim verificaremos quem não está cuidando dos seus pertences

Fazer montagem de situações de coisas fora do lugar. Ex: brinquedos no pátio, pratos no chão,

etc

Contar a história “ A mochila e o 5 S”, trabalhando semanalmente a organização das mochilas dos

alunos

No dia combinado com a turma, que poderá ser feito no horário de literatura, iniciaremos

cantando a música enquanto a mochila for sendo organizada. Neste dia os alunos poderão fazer o

registro na agenda para os pais, contando como estava sua mochila e como ficou após a

organização

Poderá ser combinado 1 dia por semana para exercitar o 5 S em casa, no seu quarto, e então os

pais poderiam fazer um registro na agenda para a professora

Mensalmente, convidaremos uma turma para fazer a organização da mochila, sendo orientados

Marcar uma visita a casa de um aluno para aprender a cuidar das coisas da casa , como cuidar

do guarda-roupa, cozinha, etc

Identificar os materiais com durex colorido. Cada cor corresponde a 1 disciplina, pintar na

agenda o horário usando as cores combinadas

Os pertences perdidos serão repassados para a 8ª série na Rádio Atuação

Organização de: minha lancheira e sacolinha de higiene (chamar cozinheira)

Palestra de como usar o banheiro ( uma faxineira)

Cada sala convidará, através do dia marcado pelas regentes da 1ª série e 1º ano, uma mãe ou pai

para falar da importância da organização em “mim”

No encerramento do projeto, faremos um teatro da história

Realizar situações como: organizar a sala interativa, almoxerifado, caixas de brinquedo

Sugestão de lembrança para o final do projeto: Cestinho de plástico para colocar roupas sujas no

quarto


Nenhum comentário: