segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Poliamor - Polyamory





"Polyamory, ou poliamor, como é mais conhecido no Brasil, é o termo utilizado para definir relações interpessoais amorosas onde repudiam a monogamia como princípio. De uma forma mais prática, o poliamor seria um modo de vida, que defende a possibilidade prática e sustentável de se ter um relacionamento íntimo, profundo e eventualmente duradouro com diversos (as) parceiros (as) ao mesmo tempo.
Os “poliamoristas”, assim chamados os praticantes do poliamor, pensam da seguinte forma: Uma mulher que detesta esportes, casada com um homem que ama futebol sempre encontrará problemas no casamento. Mas se o marido tiver uma segunda parceira, que o ama e adora futebol, essa poderá acompanhá-lo, dessa maneira o problema estaria solucionado, pelo menos em parte. E a esposa ao invés de ter ciúmes, estaria feliz por saber que a pessoa que ama está alegre e sendo bem cuidada por outro alguém. O que difere o poliamor dos demais movimentos de libertação sexual é o fato do centro da questão ser o mor, não o sexo.

Aspectos do poliamor:

Polifidelidade: são múltiplas relações românticas com contatos sexuais restritos a parceiros do grupo.

Relação Mono/Poli: onde o parceiro é monogâmico, mas concorda e respeita que o outro tenha relações exteriores.

Parceiro: não é idealizado um tipo especifico de parceiro, pois os poliamoristas acreditam que uma só pessoa não pode completar outra.

Traição: para os poliamoristas, traição é sinônimo de posse, e o amor verdadeiro não requer possessividade e sim liberdade.

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...