OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 15 de fevereiro de 2009

Potássio





O elemento químico Potássio possui símbolo atômico K, número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons) e massa atômica 39 u.

Sabe por que o Potássio é classificado como metal Alcalino? Como todos os outros membros desta família, possuem as características: metal leve que se funde a baixas temperaturas. A palavra alcalino vem da reação com água, quando o metal reage com H20 forma uma base alcalina.

Podemos encontrar Potássio em abundância na natureza, as fontes principais são águas salgadas e minerais. É importante ressaltar a importância deste elemento na forma mineral: ele funciona como um eletrólito dentro de nosso corpo, é responsável pela transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos corporais. É fundamental a ingestão de Potássio, pois sua falta no organismo leva a distúrbios neuromusculares (cãibras, paralisias) e aumento da pressão arterial.

Aplicações do potássio na forma de metal:

- Nitrato de potássio (KNO3): usado na fabricação de pólvora e como fertilizante. O KNO3 produz uma coloração violeta quando entra em combustão;

- Cloreto de Potássio (KCl): usado como fertilizante;

- Peróxido de potássio (K2O2): presente nos aparelhos de respiração usados por bombeiros e mineiros.

Equipe Brasil Escola
Elementos Químicos - Tabela Periódica"

Nenhum comentário: