OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sene


Sene

"O sene, Senna alexandrina, é uma leguminosa. De pequeno porte e de flores amarelas, suas vagens e, principalmente, suas pequenas folhas são utilizadas na fitoterapia como laxante, para eliminação de gases e alívio dos sintomas das hemorroidas - uma vez que aumenta o peristaltismo.

Esse nome científico engloba a Cassia angustifolia e Cassia acutifolia consideradas, antigamente, espécies distintas.

Possui senosídeos A e B, flavonoides, mucilagens, óleos essenciais, glicosídeos, resinas e açúcares redutores. Para tratamento, utiliza-se o chá. Como tem sabor amargo (apesar de seu odor fraco), a adição de gengibre ou canela pode driblar essa questão.

Sena, cássia, fedegoso-do-rio-de-janeiro, lava-pratos e mamangá são outros nomes populares que possui. É uma planta originária da Índia e Somália, bem adaptada a climas tropicais, utilizada desde a época das Cruzadas, na Europa.

ATENÇÃO:
- O uso do sene não é recomendado a gestantes, mulheres no período menstrual, lactantes, e crianças menores de dois anos, já que provoca contrações uterinas (podendo causar aborto e cólicas menstruais) e pode desencadear cólicas em crianças e lactentes.
- A ingestão não deve ser estendida por mais de dez dias, pois pode desregular a flora intestinal.
- É recomendada em casos onde a re-educação alimentar e a prática de exercícios não resolveram o problema da constipação intestinal.
- Duas colheres de sopa para um litro de água são suficientes. Em excesso, diarreia e vômito podem ocorrer.
Brasil Escola
Botânica

Nenhum comentário: