quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Brincar de que?


Quantas vezes você já ouviu seu filho lhe perguntar:

E por que não aprender brincando?




- Mãe do que eu vou brincar?
- E você lhe responde:
Escolha um brinquedo dos muitos que você tem e vá brincar.
- Eu não quero brincar com eles, eu quero outra brincadeira.
Nesse momento parece que dá um “branco” e nenhuma sugestão surge. Você tenta entender como pode seu filho não querer brincar com aqueles brinquedos fantásticos, cheios de tecnologia, que fazem tudo, e que ele só tem que apertar uns botõezinhos. Na sua época, os brinquedos eram simples e raros. O jeito era inventar brincadeiras.


Sim. É ai que mora o segredo! A criança adora os brinquedos eletrônicos, mas também sente necessidade de inventar brincadeiras e exercitar sua fantasia e criatividade. Que tal brincar de massinha? Boa idéia! Não existe criança que não goste de brincar de massinha. Este é um momento que deve ser compartilhado entre mãe e filho.
Brincando de massinha a criança desenvolve a coordenação motora fina que deve ser estimulada por você quando ela lhe pedir ajuda alegando que não está conseguindo fazer aquele detalhe. Você também pode trabalhar conceitos matemáticos perguntando, ao comparar figuras feitas pelo seu filho, qual é a maior ou a menor, o mais curto ou mais comprido, o alto ou baixo. Um momento que pode ser mágico é quando você faz uma cobra bem comprida e em seguida transforma a cobra em bolinha usando a mesma massinha e lhe pergunta em qual das duas figuras tem mais massinha.

Dependendo da idade ele irá responder que é a cobra, pois ainda não tem o conceito de conservação desenvolvido. Porém, quando perceber, por si só, que você fez as duas figuras com a mesma quantidade deverá ser muito elogiado, afinal ele deu um grande passo no seu desenvolvimento cognitivo. É importante que seu filho também brinque sem qualquer compromisso. Será neste momento que sua criatividade estará
sendo exercitada.
E já que vai brincar de massinha, que tal fazer você mesma, a massinha!

É muito fácil , a receita estará na próxima postagem , sequencia de atividades lúdicas.


************Marimaura************

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...