OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ética e Cidadania


Ética => do grego, ethikós

- costume, comportamento.

A ética constitui um conjunto de normas, informais e relativamente flexíveis, que estabelece um padrão para o comportamento dos indivíduos num determinado grupo.
A partir da opinião comum, ou seja, de um consenso entre as pessoas que convivem em comunidade/sociedade sobre o que é correto ou não, geram-se regras que permitem às pessoas um convívio mais pacífico.
Apesar de o termo "ética" definir, essencialmente, regras não-escritas, associações como os Conselhos profissionais (CRM, CRP, CRO...) podem oficializar um Código de Ética, que serve para que seja mais fácil determinar quando um profissional agiu de maneira incorreta, podendo assim aplicar a ele a devida punição (que será feita dentro dos próprios círculos de atuação desta associação).
Cidadania são os direitos e deveres do cidadão.
Ela pode ou não ser exercida, mas, ao contrário da Ética, que só existe quando o próprio indivíduo a reconhece e a impõe a si, a cidadania é concedida à pessoa quando o grupo
(o país onde ele mora, por exemplo) o reconhece como cidadão.
Assim como a ética, o conceito de "cidadania" é flexível, pois é determinado por cada grupo social chega a um certo acordo sobre quais são os comportamentos a serem tomados para que a vida em sociedade esteja livre de conflitos.
*************Marimaura************

Nenhum comentário: