OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




terça-feira, 19 de maio de 2009

Música como terapia



A música da vida...Por Bianca Nieto

Todo mundo tem uma música preferida para os momentos de alegria.

E toda vez que aquela música toca, você se anima e começa a dançar e cantar como louca. Automaticamente seu dia se transforma e sua energia se renova.

Tem pessoas que vão além, tem uma música para cada momento, para cada emoção ou sentimento.

Existem músicas que as animam, fortificam, entristecem e relaxam, isso é musicoterapia. Existem indícios que essa é terapia mais usada em todo o mundo desde aproximadamente 4600 anos, através da chuva, do canto dos pássaros e dos sons da natureza.

Atualmente a musicoterapia é oficialmente feita com o uso de música clássica como Bach, Mozart e Beethoven.

O poder que é atribuído aos sons é chamado de Ethos e divide-se em quatro tipos diferentes: Frígio: que gera coragem e excita. Eólio: gera sentimentos profundos e amor. Lídio: gera sentimentos de arrependimento, tristeza e compaixão. Dórico: gera sentimentos de recolhimento e concentração.

A música clássica é uma das mais usadas na musicoterapia. Algumas obras já ganharam até o rótulo para alguns probleminhas. Confira: Sonho de uma noite de Verão, de Mendelssohn: combate a ansiedade. Marcha Eslava, de Tchaikovsky: estimula a energia vital, bom para combater doenças crônicas. Sonata ao Luar, de Beethoven: ajuda o equilíbrio emocional. Sonho de Amor, de Liszt: combate à insônia e a tensão.

Estudo Opus 10, Nº 3, de Chopin: combate o estresse.

Tema de Amor, da Abertura de Romeu e Julieta, de Tchaikovsky: acalma ambientes tumultuados. Chacona, de Bach: combate a depressão e o medo.

Conserto Nº 2 para piano, de Rachmaninov (último movimento): favorece a meditação. Quem não gosta de musica clássica pode alcançar a musicoterapia através dos instrumentos musicais. Cada um beneficia ao ouvinte de uma forma.

O piano combate a depressão, o violino combate a insegurança, a flauta doce combate o nervosismo e a ansiedade, o violoncelo incentiva a introspecção e os metais de sopro inspiram coragem. Mas não se esqueça o mínimo de tempo para que a terapia funcione é de 20 minutos interruptos por sessão em um ambiente tranqüilo e com luz baixa. Faça sua seleção e boa terapia.

Palavras escritas por autor desconhecido


******************marimaura****************

Nenhum comentário: