OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...


Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..


Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles:
Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS

Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......


UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.

O verde sempre foi a cor da esperança, queremos uma atitude construtiva e de inovação. Ansiamos por um futuro mais digno para nossas crianças que serão os profissionais do futuro.

Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.

Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.


A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade. Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Mariamaura



quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como tornar um texto coeso




Algumas vezes em sua redação você já dever ter lido recadinhos como: falta coesão ou texto confuso!

Primeiramente, vamos relembrar o conceito de coesão: é aquilo que tem lógica, que forma um todo harmônico, coerente. Por isso, a ligação entre coesão e coerência é tão falada!

Logo, tudo que você escrever, seja um bilhete, um recado ou um texto deverá ter nexo!

Você pode pensar: então é muito fácil, pois é raro encontrar uma pessoa que escreve algo e ninguém entende nada!

É aí que o engano acontece! A falta de coesão textual é muito frequente e por ser fundamental à leitura, é um dos quesitos básicos na avaliação de processos seletivos!

Mas quais são as características de um texto coeso? Vejamos da seguinte forma:

Quando você fala, faz uso de alguns recursos paralelos à linguagem, como: gestos, olhar, expressão facial, entonação da voz, sons, etc.

Na escrita não existe esses recursos, então o que fazer? Bom, a questão é utilizar e observar três pontos chaves:

1. Conectivos: são conjunções que ligam uma oração a outra, que permitem que um período tenha conexão com o outro. Existem muitos: Mas, porém, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, já que, logo, então, por sua vez, por conseguinte, mas também, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, e muitos outros.

2. Estruturas sintáticas: Observe se os verbos estão dispostos de maneira adequada e se estão com o significado desejado; verifique os complementos verbais (no caso dos verbos que necessitam) e o uso das preposições.

3. Períodos longos: Analise se há períodos muito longos, pois são os maiores responsáveis pela confusão textual. Prefira usar frases curtas, objetivas ou se for necessário o uso de uma oração mais explicativa, não se esqueça de usar conectivos!


E fácil se perder em meio às palavras quando escrevemos! Mas não é difícil revisar seu texto e ficar atento nas três questões apontadas acima!
Um texto coeso pode ser a causa de sua aprovação em um vestibular ou qualquer outro tipo de concurso!

Equipe Brasil Escola


********Marimaura*********

Nenhum comentário: