domingo, 20 de setembro de 2009

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera

21 de setembro dia da árvore, vamos preservar a natureza, plante uma árvore!!!
Dia 21 de setembro.
No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.


Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.


O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente existe desde 1972 como agência da ONU que catalisa as ações brasileiras e internacionais que visam a proteção do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.


Conheça mais sobre a árvore e os benefícios que traz para a humanidade.

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.


Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em rítmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.

Hoje, enxergamos por completo a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta: protegendo o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservando a vida silvestre, das mais fechadas matas até o cerrado brasileiro; servido de berçário nos diversos quilômetros de mangue do litoral do país, etc.. Além disso, existe todo o aspecto funcional do bom uso das árvores, com a produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações e etc...

Então, quando se ajuda na derrubada de uma árvore, não estamos desprezando somente a vida de um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, que só não será afetada, se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada.




O uso comercial da árvore é importante na produção de móveis, portas, pisos, papel, entre outras peças. Mas é importante compreendermos que o manejo desses recursos deve ser controlado, obedecendo leis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.

A árvore pode ser útil para nós, mas também é para toda a cadeia de seres vivos do planeta. Para cada ser, a árvore desempenha um papel fundamental como moradia, geradora de alimento ou até mesmo, como reguladora da temperatura.

A cada um de nós cabe esta função. É como uma casa: todos que moram devem ajudar a preservá-la.

Todo o progresso alcançado até hoje, somente foi possível graças ao uso deste nobre material natural: a árvore.

Porém, está na hora de recuperarmos o equilíbrio entre a vida e o progresso. Por isso, é de fundamental importância a conscientização e contribuição de todos.



A História do Papel /strong>A invenção do papel constitui um dos capítulos mais importantes da história da comunicação. Antes do papel, vários suportes cumpriram a função do registro da escrita, da história, da expressão das idéias: a pedra, o barro, a madeira, o bambu, os metais; as folhas e as cascas das árvores; os dentes, os ossos e as peles de animais; as conchas e vários tipos de tecidos.

O papel propriamente dito, o verdadeiro, surgiu na China em 105 d.C., sendo Ts'ai Lun, um oficial da Corte Imperial Chinesa, considerado como seu inventor, deificado pelos chineses como deus dos fabricantes de papel. Mesmo que a documentação histórica tenha provado que o princípio da fabricação do papel com polpa de refugos de seda já era conhecido no primeiro século antes de nossa era, todos afirmam que Ts'ai Lun aperfeiçoou e o popularizou.

Empregavam desde refugos de seda, rede de pesca usada, cânhamo, bambu, algodão (origem da expressão "charta cottonea"), ou cascas de amoreira, sendo o papel obtido por estas fibras conhecidas por "papel-da-China".







Situação da flora mundial.

A cada ano que passa, maiores são as discussões sobre os temas relacionados à preservação do meio ambiente. A natureza dá seus recados e mostra o quanto já foi possível se auto-renovar. Hoje, percebemos que há muito o que ser feito e que depende somente de nós, para podermos reverter alguns quadros críticos de destruição do meio ambiente.

Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Savanas, Desertos, Pântanos... Todos estes espaços têm vida no planeta. Por menor que seja o ser vivo, ele faz parte de uma cadeia gigantesca de necessidades vitais para a sobrevivência de outros seres que provém a oportunidade de vida na Terra. O ser humano, como maior responsável pelas ações de progresso no planeta e como maior beneficiário dos recursos naturais, tem obrigação por manter o nosso ambiente habitável pelo maior tempo possível.

Parques e Reservas Naturais são ótimas alternativas para convertermos a situação atual, mas ainda precisamos fazer mais. Se cada brasileiro plantasse uma árvore ao ano, em dez ano conseguiríamos multiplicar imensamente a absorção de todos os poluentes do planeta.

Enquanto uns esperam, faça você a sua parte. Plante árvores, eduque da melhor maneira possível os que lhe cercam, participe como voluntário em iniciativas, mesmo que elas sejam pequenas. Cada um de nós fazendo um pouco, conseguiremos altos resultados.

Fonte:http://www.diadaarvore.org.br/ambiente/nosso-ambiente.html

árvores gêmeas da granja Comari
Poema
Olavo Bilac

Olha estas velhas árvores, — mais belas,
Do que as árvores mais moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas . . .

O homem, a fera e o inseto à sombra delas
Vivem livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E alegria das aves tagarelas . . .

Não choremos jamais a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,

Na glória da alegria e da bondade
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!



**************marimaura************


Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...