OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 26 de abril de 2009

A importância da leitura


Biblioteca

Em primeiro lugar a biblioteca é um lugar onde os alunos possam ter acesso a livros, coleções, jornais, gibis, enfim variados tipos de material impresso, é também um ligar onde o aluno possa fazer anotações de tudo que lhe chamou atenção.
Para Freire trata-se de um verdadeiro centro cultural e não um depósito de livros.
Já para Cecília Meireles a biblioteca tem que ter seções adaptada as idades.
A biblioteca de hoje já sofreu inúmeras mudanças, deixou de ser um lugar onde mal se podiam apreciar as capas dos livros e que só poucos tinham acesso.Na biblioteca deve haver livre acesso a formas, tamanho e cores de livros: ambiente acolhedor, onde todos queiram estar, opções de leitura para todos os gostos e idade, e não podemos esquecer que também o professor pode criar junto aos seus alunos.
Livros grossos ou finos
Quem deve decidir isso é o leitor no caso os alunos. Porque uma criança que ainda não domina totalmente a leitura não pode manusear livros grossos?
Lembre-se o interesse é uma chave!Escola sem biblioteca!È só usar a criatividade, monte acervos no armário da sala de aula, faça um cantinho da leitura, o importante é que os alunos possam ter acesso a este acervo.
Se os alunos nunca estiveram em uma biblioteca, leve-os até ela, o importante é você não cruzar os braços.
A ilustração
A criança tem muito interesse pelos livros ilustrados, pois as imagens falam por si só.
Mas existem livros sem ilustrações que são ótimos, então se estes não chamam tanta a atenção das crianças cabe ao professor divulgar sua importância despertando assim a curiosidade e o interesse pelo mesmo.
Atividades de leitura
Para nossos alunos se tornarem leitores, nós professores temos a função de lhes apresentar os livros, de lhes ajudar a escolhe, estimula a leitura de alguns livros e ensinar-lhes como ter acesso aos mesmos.É importante que em sala de aula a leitura seja uma atividade planejada.É preciso ainda que nós professores interaja nossos alunos com os diferentes textos e múltiplas situações de leitura, pois vivemos em uma sociedade que irá lhes cobrar isto.
Uso do dicionário
O dicionário é uma espécie de registro histórico da língua, um tipo de arquivo, de memória da língua.Seu uso deve ser cotidianamente, procurando significados, verificando ortografia, etc.
Síntese
O importante em relação as questões abordadas é que o professor tenha consciência de seu papel de mediador do conhecimento e que deve formar cidadãos letrados e não somente alfabetizados.


Psicopedagoga/Marimaura

Nenhum comentário: