OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 26 de abril de 2009

Letramento


Letramento

Um tema em três gêneros

O que é letramento?

Letramento é uma nova palavra que chega até nós, para suprir novas necessidades no campo do conhecimento.
Letramento é uma ação de ensinar ou aprender a ler e escrever, mas não é só isso, é até onde o individuo usa seus conhecimentos de leitura e escrita.
O letramento permite o envolvimento em práticas sociais de leitura e escrita, permitindo assim o domínio de todas as situações sociais ou não sociais de sua vida.
O que é letramento e alfabetização?
Agora vamos tentar diferenciar alfabetização de letramento.
A palavra letramento surgiu porque apareceu um fato novo, e então precisamos de um nome para este fato então surgiu a palavra letramento.
Se fomos conceituar a palavra letramento diríamos que é, o resultado da ação de letrar-se, tornar-se letrado ou seja resultado da ação de ensinar e aprender as praticas sociais de leitura e escrita.Letramento é diferente de alfabetização.Uma pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever, já uma pessoa letrada é aquela que alem de ler e escrever, abe usar sua leitura e escrita de maneira que correspondam adequadamente as demandas sociais exigidas pela sociedade.
A pessoa letrada lê com prazer, e em diferentes condições, sabe buscar informações atravez da leitura e sabe usar a escrita para se orientar no mundo.
Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é muito mais que alfabetização.
Sendo assim alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, porem entendimento é bem limitado, já o letrado seria aquele que sabe lê escrever e consegue “interpretar “ todas as situações proposta pela sociedade.
Conclusão
Chego a seguinte conclusão:
Devemos formar alunos, que, alfabetizados e letra.
Já que o nosso dever é formar cidadãos capazes de interpretar uma sociedade cada vez mais exigente.
Alfabetização e letramento, são dois processos que deveriam andar de mãos dadas.Para isso devemos despertar em nossos alunos o desejo e o prazer pela leitura e a escrita. De maneira que eles conheçam vários gêneros, pois a vida irá lhes cobrar.
Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita.
Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos.
Psicopedagoga/ Marimaura

Nenhum comentário: