sábado, 18 de abril de 2009

Todo dia é dia de Índio

Índio Potiguara ,aldeia de Camaratuba (Baía da Tradição, PA)


Todo dia é dia de índio

A população indígena, apesar de alguns problemas, soube se organizar e passou a ter voz própria sem necessidade de intermediários

Lorenzo Falcão Da Editoria

Mato Grosso sempre foi associado aos índios.
É um estado grande e com cerca de 30 mil índios, distribuídos em pelo menos 42 etnias.
Há motivos sim, para se comemorar o Dia do Índio. Nos anos 70, por exemplo, a etnia Xavante tinha uma população estimada em torno de 2 mil índios. Hoje são 15 mil. Em outras etnias a população também aumentou.
Esse crescimento populacional pode e deve ser atribuído à participação mais ativa que os índios estão tendo como agentes políticos e às conseqüentes conquistas de seus direitos como cidadãos. “Ainda existem muitos problemas, mas, pelos números e pelo fato de o índio, atualmente, falar por si e não precisar mais de intermediários, eu me declaro otimista em relação ao futuro dos índios”, diz Ivar Busatto, coordenador geral da Opan, instituição sólida que atua na área.
Ivar trabalha há mais de quarenta anos com índios.
Ele ressalta que o índio soube se organizar e fazer valer os seus direitos. Também destaca que o trabalho que foi feito por algumas instituições, como a própria Opan, que coordena, é responsável pelos avanços que a população indígena conquistou ao longo dessas últimas décadas. “Vou passar o 19 de abril junto com o meu povo”.
A declaração é de Naine Terena, jornalista com mestrado em artes. Indagada a respeito de que forma ela assimilou o contato direto que vem tendo com a cultura do não índio, Naine responde que o seu convívio cotidiano com a civilização, na verdade, a tem feito se aproximar mais e mais de sua gente. Ela sugere que é mais fácil, simples e bonito a convivência entre os índios. “Os índios são mais comunitários e menos egoístas”, explica a jornalista.
Com 42 etnias, Mato Grosso pode se gabar por ter uma grande diversidade cultural.
São muitas manifestações como os rituais, as danças, a arte plumária, o artesanato, as crenças etc. Numa época em que o mundo inteiro clama pela sustentabilidade, a data é mais do que propícia para aprender e apreender os costumes desses povos que foram os primeiros habitantes desta terra.

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...