OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




terça-feira, 28 de abril de 2009

Folhas de outono


Por que mudam as folhas de cor no Outono?
No Outono as folhas das árvores perdem a sua cor verde.
Umas ficam douradas, como as do choupo, outras adquirem tons vermelhos e muitas outras tonalidades de cor. Estas mudanças significam que estão a ocorrer transformações químicas nas folhas. Algo se passa com a clorofila uma vez que a cor verde das folhas é devido a este pigmento. A clorofila absorve a luz solar e usa essa energia para fabricar alimento para a planta.À medida que o Verão cede lugar ao Outono, cada árvore começa a preparar-se para o Inverno. Os nutrientes vão saindo das folhas para os ramos, tronco e raízes, onde ficam armazenados até à Primavera. Quando chega a Primavera a árvore usa esses nutrientes para formar as novas folhas. À medida que os nutrientes deixam as folhas e migram para os outros órgãos da planta, as folhas param de fabricar clorofila, a que existe vai desaparecendo e os outros pigmentos começam então a notar-se. Os pigmentos amarelos e alaranjados que emergem em algumas árvores incluem os carotenos (responsáveis também pela cor alaranjadas das cenouras).As cores, escarlate, cor de vinho e arroxeadas são criadas por pigmentos chamados antocianinas (responsáveis também pela cor vermelha do rabanete).Ao contrário dos carotenos e outros pigmentos amarelos, as antocianinas nem se quer estão presentes nas folhas até ao Outono. Estes químicos só se formam quando aparece o frio e é uma característica hereditária de certas árvores.Quando o Inverno se aproxima, a cor desvanece e as folhas caem formando por vezes tapetes de belíssimas cores, pois os pigmentos podem manter-se nas folhas durante vários dias, após terem caído.Os pigmentos coloridos vão-se desintegrando, acabando por ficar os taninos, (pigmento que também dá a cor castanha ao chá), as folhas adquirem os tons castanhos e secam. As árvores armazenaram os nutrientes para o Inverno, nos seus troncos, ramos e raízes. Na Primavera as folhas voltarão a desabrochar.
***********Marimaura***********

Nenhum comentário: