OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




terça-feira, 4 de agosto de 2009

A importância da literatura na vida da criança


A literatura proporciona na vida da criança uma melhor maneira de compreender o mundo, tendo por função fazer com que a criança tenha uma visão mais ampla das coisas que a rodeia. Dessa forma, a literatura faz da criança um ser mais crítico e reflexivo perante a realidade social em que vive contribuindo assim para o desenvolvimento de um pensamento organizado. O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da relação Literatura e Criança, assim, busca identificar a importância que a literatura tem se iniciada nos primeiros anos vida de uma criança. Dessa forma, o trabalho está estruturado em três capítulos. Inicialmente é apresentado um panorama geral da Literatura Infantil, no segundo capitulo aborda-se a questão referente à relação entre Literatura e Criança, e em seguida, constituindo o terceiro capítulo está a análise de uma realidade, pois, partindo-se do pressuposto que a educação infantil é o lugar propício para iniciar a Literatura na vida das criançassendo realizada uma pesquisa, com um grupo de crianças de faixa etária entre 2 e 3 anos, no qual a professora estava trabalhando com um projeto ligado à Literatura Infantil. Para a pesquisa de campo foram utilizadas como instrumentos metodológicos, a observação (registro das observações do cotidiano) e entrevistas (feita com a professora do grupo . Durante a observação teve-se o objetivo de verificar como se dá a relação entre a criança pequena e a literatura, assim como, observar seus contatos com os livros e as narrações de histórias. Em se tratando de um projeto, que a partir da observação da professora, surgiu do interesse do grupo, este tem grande sucesso, pois as crianças envolvem-se com as atividades, correspondendo às expectativas da professora.

***********Marimaura**********

Nenhum comentário: