sábado, 4 de abril de 2009

Liberdade Interior



A Liberdade Interior
- Jacques Philipe


'Na noite espiritual, o homem se vê radicalmente pobre e impossibilitado de todo bem e todo amor. Descobre-se capaz de todos os pecados que existem no mundo. Esta experiência pode ser muito dolorosa. Por exemplo, quando uma pessoa que ama o Senhor atravessa uma fase na qual não percebe em si um mínimo de fervor, chegando mesmo a uma completa falta de gosto pelas coisas espirituais. Ter entregue a vida a Deus e encontrar-se assim incapaz do menor movimento de amor para com Ele é um sofrimento terrível porque parece-nos termos perdido o próprio sentido da vida. Neste tipo de prova, a pessoa não perde o amor por Deus. Seu ser permanece profundamente orientado para Ele. O que ela perde é todo o sentimento de amor. O amor existe, mas não é mais percepitível, exceto como sofrimento. Sofrimento de sentir-se incapaz de amar, de não amar suficientemente... O benefício desta prova é o seguinte: impedir ao homem toda possibilidade de apoiar-se sobre o bem de que é capaz para que o único fundamento de sua vida seja a misericórdia divina. Trata-se de uma verdadeira revolução interior: fazer com que eu não mais me apóie sobre o amor que tenho por Deus, mas exclusivamente no amor que Deus tem por mim. Um padre me disse em confissão: 'Quando você não acreditar mais no que você pode fazer por Deus, continue a acreditar no que Deus pode fazer por você'.' p. 154"



***Marimaura****

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...