OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




segunda-feira, 19 de março de 2012

REFLEXAO SOBRE A MORTE POR BIAL




Sempre deixei bem claro que não gosto do programa BBB. No início, há alguns anos atrás pode ter sido até divertido ,atualmente a baixaria e a inversão de valores tem me afastado da telinha no horário do programa que na verdade é de baixo calão, não acrescenta nada na minha intelectualidade nem me diverte, como não sou hipócrita não assisto. Essa semana recebi esse e mail, no qual Pedro Bial faz uma reflexão sobre a morte ,achei explendida a sua reflexão , na verdade ele é de uma intelectualidade incrível , so não sei como se sujeita a apresentar um programa como BBB, difere muito da intelectualidade que ele demonstrou ao fazer essa reflexão.Interessante que recebi o e mail exatamente no dia em que perdi uma amiga , colega , grande companheira de trabalho, pessoa dinâmica amada por todos ,abrindo o e mail me fez refletir junto sobre nossa pequenez.




REFLEXAO SOBRE A MORTE POR BIAL

1. Veja esta obra prima do Pedro Bial!! Nunca paramos para pensar na morte - essa coisa meio estranha. . . Texto interessante. .

2. Uma excelente reflexão sobre a morte... Leia com calma e reflita bastante.

3. Assisti a algumas imagens do velório do Bussunda, quando os colegas do Casseta & Planeta deram seus depoimentos. Parecia que a qualquer instante iria estourar uma piada. Estava tudo sério demais, faltava a esculhambação, a zombaria, a desestruturação da cena.

4. Mas nada acontecia ali de risível, era só dor e perplexidade, que é mesmo o que e causa em todos os que ficam. A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte, por si só, é uma piada pronta.

5. Morrer é ridículo. Você combinou de jantar com a namorada,está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e no meio da tarde morre.

6. Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente? Não sei de onde tiraram esta idéia: morrer. A troco do que?

7. Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu. Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente...

8. De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis. Qual é? Morrer é um chiste.

9. Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida. Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas. Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.

10. Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu. Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer. Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas , mulheres e morre num sábado de manhã. Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito.

11. Isso é para ser levado a sério? Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas. Ok.... Hora de descansar em paz.

12. Mas antes de viver tudo, antes de viver até a rapa? Não se faz. Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas. Só que esta não tem graça.

13. Por isso viva tudo que há para viver. Não se apegue as coisas pequenas e inúteis da Vida... Perdoe....sempre!!

14. Perdoe....sempre!!

15. Perdoe....sempre!!

16. Perdoe....sempre!!


Mariamaura

2 comentários:

Centelha Luminosa disse...

Olá amiga linda!
Saudades, viu?

Também não aprecio o tal de BBB. Mas gosto do Pedro Bial. Não apresentando esse programinha bobo, mas as crônicas que o talento dele produz.

De fato, a morte é a grande surpreendedora ( existe esse termo? Se não existe, acabo de inventar rsss) em nossas vidas. Sempre foi assim, e por muito tempo ainda será, independente de gostarmos ou não. Por isso, melhor seria se nos preparássemos para olhá-la de frente, cabeça erguida, sem lamentações, quando ela chegar pra nossos amados, e mesmo pra nós mesmos. Como nos preparar pra ela? Parece meio fúnebre, não? Mas só tem um jeito, e Bial tocou no ponto: nos educando para a vida! Vivendo plenamente cada instante, perdoando a nós mesmos, pra podermos perdoar aos outros, ver em cada dia nosso, uma página em branco, do livro da nossa vida, em que vamos escrevendo as mais belas páginas, as mais úteis, as mais humanas possíveis, buscar o máximo possível, exercitar o desapego, exercitar a caridade ao próximo, diminuir tanto quanto possível, nossos tres "ismos": imediatismo, consumismo, materialismo!

Nossa! Quase escrevi uma crônica..heheheh...

Vestir-se de Outono, Maria Maura, é colher os mais deliciosos frutos da Maturidade!

Beijos outonais em seu coração primaveril!

Valdenice Freitas disse...

Oi Mary! Bom texto para refletirmos sobre o quanto a nossa vida é frágil.Também admiro os textos do Bial e fico pensando o desperdicio do seu talento ali no BBB. Estarei por aqui mais vezes, bjs!