sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ressurreição







NOSSA RESSURREIÇÃO:
O QUE QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE A NOSSA RESSURREIÇÃO?

LEITURA BÍBLICA: 1 Coríntios 15:12-28 VERSÍCULO CHAVE: Ora, se se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?
A NOSSA RESSURREIÇÃO INCLUI O NOSSO CORPO E A NOSSA ALMA.
A maioria dos gregos não acreditavam que o corpo de uma pessoa poderia ser ressuscitado depois da morte. Eles viam a vida após a morte como algo só para a alma. De acordo com filósofos gregos, a alma era a pessoa de verdade presa a um corpo físico, e na morte a alma era liberta. Não havia imortalidade para o corpo, mas a alma entrava num estado eterno. O cristianismo, no entanto, afirma que o corpo e a alma serão unidos depois da ressurreição. A igreja de Corinto estava no coração da cultura grega, desta maneira, muitos crentes tinham dificuldade em acreditar na ressurreição do corpo.

NOSSA RESSURREIÇÃO É CERTA POR CAUSA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
A ressurreição de Cristo é o centro da fé cristã. Porque Cristo ressuscitou, como ele havia prometido, nós sabemos que o que ele disse é a verdade – ele é Deus. Porque ele ressuscitou, nós temos certeza que nossos pecados são perdoados. Porque ele ressuscitou, ele vive e nos representa perante Deus. Porque ele ressuscitou e venceu a morte, sabemos que nós também ressuscitaremos.

A NOSSA RESSURREIÇÃO É A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA PARA A VIDA ETERNA.
Nos dias de Paulo, o cristianismo levava a pessoa à execução, exclusão da família e, em muitos casos, a pobreza. Havia pouca vantagem em ser cristão naquela sociedade. O mais importante, no entanto, é que se Cristo não tivesse ressuscitado, os cristãos não poderiam ser perdoados pelos seus pecados e não teriam nenhuma esperança de vida eterna.

IV- CRER NA RESSURREIÇÃO DE JESUS É BÁSICO PARA SALVAÇÃO.
É tão importante crer na ressurreição de JESUS que Paulo afirma que aquele que não crê nisso a sua fé é vã e sem sentido.
1Co 15.17 E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados. 18Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos. 19Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. 20Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.

Na verdade Paulo nos assegura que para sermos salvos precisamos não só crer na morte expiatória de JESUS, mas também na sua ressurreição dentre os mortos, sendo esta uma exigência de DEUS para nossa justificação, uma condição para sermos salvos.
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Romanos 10:9)

O Cristo glorificado A visão de Estêvão At 7:55,56 A visão de Paulo At 26:13-15 A visão de João Ap 1:12-16

"Lembra-te de que Jesus. Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho." (2 Tm 2.8).
A ressurreição do Senhor será sempre um dos mais importantes fatos de todos os tempos. Ela significa a aurora espiritual da nossa fé.

O Cristo ressurreto O terremoto Mt 28:2-4 As mulheres vão ao sepulcro ungir o corpo de Jesus Mt 28:1-7; Mc 16:1-5; Lc 24:1,2; Jo 20:1 Maria encontra o túmulo vazio Jo 20:2 Maria Madalena dá a notícia a Pedro 16:10 20:2 Jesus aparece a Maria Madalena Mc 16:9; Jo 20:11-17; 1Co 15:4 Jesus aparece a outras mulheres Mt 28:8-10; Sl 16:10 O informe dos guardas Mt 28:11-15
O Corpo Glorioso
Jo 20.8 – Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
Lembramos aqui, ao leitor que tudo que João escreveu foi para provar aos incrédulos de sua época que JESUS CRISTO ressuscitou e que era o filho de DEUS (Jo 20.30,31)
Sendo João mais jovem correu mais depressa que Pedro, mas sendo mais reverente parou na entrada, mas quando Pedro chegou, com sua irreverência natural entrou correndo e ficou olhando e estudando o que havia acontecido; João agora entra e se lembra de que JESUS foi embalsamado (Jo 19.38-42) com muita mirra e aloés (cem arréteis = aproximadamente 80 Kg daquele composto) e o envolveram com lençóis como era costume judaico (enrolavam o corpo nos lençóis como múmia) e amarraram, com um lenço o seu queixo à sua cabeça para não ficar aberta a sua boca.
Vendo João que os lençóis estavam arrumados como se um corpo estivera ali dentro e o lenço à parte, separado, no lugar onde estiver a cabeça de JESUS, boquiaberto João creu maravilhado de que seu senhor ressuscitara com um corpo glorioso, espiritual e celeste (1 Co 15.44). Só é salvo quem crer nisso, na ressurreição de JESUS, tenha certeza. (1 Co 15.14).
O amigo leitor já pensou em ter um corpo assim? Nós teremos um corpo semelhante ao de JESUS quando da sua volta para nos levar para as moradas eternas (1Co 15.48; Rm 8.29,30; 1Jo 3.2).


Sendo hoje considerado pelo mundo cristão o dia da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. é com muita a1egria que estamos estudando este precioso assunto.
Certamente as doutrinas da divindade e da ressurreição do Senhor Jesus são as mais odiadas e hostilizadas por Satanás. O Evangelho que proclamamos não finda no Monte Ca1vário. Ele passa pelo túmulo vazio, desponta no cenáculo e segue a trajetória celestial. Se Cristo não houvesse ressuscitado seria vã a nossa fé e nulo o nosso testemunho.

V- O FATO DA RESSURREIÇÃO
"Se Cristo não houvesse ressuscitado, de Sua morte não teria havido qualquer fruto". Os dois fatos se completam. A ressurreição de Cristo é o fato que consuma os fundamentos da fé cristã. Os "deuses" mortos a nada levam. O Cristo ressuscitado nos conduz à presença do Pai. (SP 1)
1. Predito por Davi. Como um profeta habilmente inspirado por Deus, o rei Davi predisse a ressurreição de Jesus (SI 16.10).
2. Predito por Isaias. O profeta messiânico no capítulo 53 de seu livro, por muitos considerados" o Evangelho do Antigo Testamento", aborda a ressurreição do Senhor, nos versos 10 a 12.
3. Predito pelo próprio Cristo. Lemos tais predições em vários lugares, tais como: Mt 12.38-40; 17.22,23; 20.18,19; 26.32; Lc 9.22; Jo 2.18-22,etc. Pelas Escrituras, Jesus demonstrou que já estava escrito, desde séculos passados, que o Cristo (o Messias, o Ungido de Deus) padeceria, para depois ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia.

VI- AS PROVAS DA RESSURREIÇÃO
1. As provas são Inequívocas, porque estão fundamentadas Da Infalível Palavra de Deus.
a. O túmulo vazio. é considerado o grande troféu do Cristianismo. Um teste­munho absolutamente incontestável e que exalta o extraordinário poder de Deus. Emesto Renan, o ateísta francês do século passado, escarnecendo dos crentes declarou: "Os cristãos vivem na fragrância de um túmulo vazio". Ele cria que estava zombando dos cristãos, mas na realidade, estava proclamando uma das mais profundas verdades do cristianismo: o túmulo vazio de Jesus, prova irrefutável de que Ele venceu a morte, coisa que ninguém jamais fez, nem fará.
b. O silêncio dos fariseus e dos romanos. Jamais qualquer pessoa destes dois grupos ousou negar a ressurreição de Jesus, tão evidente que ela se tomou. Eles odiavam essa mensagem mas não puderam refutá-la.
c. A mudança do dia de adoração dos discípulos. A ressurreição causou um impacto tão grande na mente e no coração dos discípulos que eles fixaram em suas mentes um novo dia para suas reuniões. Deixaram o tradicional e legal sétimo dia e passaram a usar o primeiro dia da semana (Mc 16.2), isto é, o domingo. (SP 2)

2. As aparições pessoais de Jesus
a. A Maria Madalena (Mc 16.9-11; Jo 20.18).
b. A algumas mulheres (Mt 28.9,10)
c. A Pedro, no domingo da ressurreição (Lc 24.34; 1 Co 15.5).
d. Aos dois discípulos, no caminho de Emaús (Mc 16.12; Lc 24.13-35).
e. Aos discípulos (Mc 16.14; Lc 24.36-43; Jo 20.19,20).
f. Aos onze discípulos com Tomé (Jo 20.26).
g. Aos sete discípulos, no Mar da Galiléia (Jo 21.1).
h. A quinhentos irmãos (1 Co 15.6).
i. A Tiago (1Co 15.7).

Há outras aparições, mas cremos que estas são suficientes.


VII- OS RESULTADOS DA RESSURREIÇÃO
A ressurreição do Senhor Jesus não é um fato isolado e inconseqüente. São muitos os resultados que dele emanaram. Estudemos alguns:
1. Jesus está vivo. Se Cristo não houvesse ressuscitado, seria um defunto. Se Ele fosse um defunto, a igreja não seria a Esposa do Cordeiro (Ap 21.9), e sim sua viúva Mas Ele de fato ressuscitou e está vivo para sempre. E porque vive, intercede pelos seus (Hb 7.25) e também pelos transgressores (ls 53.12).


2. Ele está presente. O Cristo ressuscitado é um Cristo onipresente (Mt 28.20b). Por toda parte podemos sentir a manifestação dessa presença gloriosa e amiga. Ele está inspirando os pregadores que proclamam sua Palavra, as ações dos que proclamam. Entemecidamente está salvando os que nEle crêem, de todo o coração.

3. Ele está conduzindo a Igreja. O Cristo ressuscitado é Senhor, Rei e Cabeça da igreja. Como Senhor, todos lhe
servimos de coração. Como Rei, dita as normas de ação de seu governo; como Cabeça nos mantém junto a Si, inseparavelmente ligados, pois somos o seu corpo: o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas (Cl 1.18; Ef 1.23). Ele é quem dã ministros à igreja (Ef 4.11,12). Ele dã dons aos homens (Ef 4.8). A Igreja O glorifica. exalta, louva e adora.

4. Ele está unindo a igreja. Se Cristo não estivesse realmente vivo não poderia executar o milagre de reunir em um só corpo homens e mulheres de todas as raças tribos e nações (Ap 5.9). Veja o que Ele mesmo dizem Ap 1.17,18.

5. Ele está batizando a Igreja. Isso prova que Cristo ressuscitou e está vivo, Ele continua batizando os salvos com o Espírito Santo.

6. Ele voltará brevemente. Se Cristo não estivesse vivo, não teríamos razão de esperá-lo a segunda vez. Mas Ele está vivo! Ele voltará! A cada dia, e em todos os lugares, os sinais estão acontecendo. O Cristo ressuscitado está às portas. O Rei está voltando.


VIII- OS PROPÓSITOS DA RESSURREIÇÃO
A compreensão natural do homem pecador não está apta a discernir os elevados propósitos de tão extraordinário acontecimento. Temos que ter a mente de Cristo para avaliar as razões, profundas e misteriosas, de Sua ressurreição.
1. Demonstrar sua divindade. A não ressurreição de Jesus tê-lo-ia deixado no túmulo, no mesmo nível dos demais homens. Ele teria sido apenas um mortal a mais. Através de Sua ressurreição o Pai declarou solenemente sua divindade (Rm 1.4). Pela ressurreição, Cristo demonstrou ser impossível à morte detê­lo (At 2.24). Por causa de uma deliberada e amorosa vontade de salvar os homens, o Pai permitiu a Jesus ficar por três dias na região de sombra da morte, mas a sua divindade não lhe permitiu ficar entre os mortos, pois Ele é o Senhor da vida.

2. Aniquilar o medo. "Não vos atemorizeis" , disse o anjo às mulheres (Mc 16.6). O medo, como estado, paralisa a pessoa, tira o Animo c conduz. morte.Foi o medo a primeira conseqüência do pecado: "Tive medo e me escondi " (Gn 3.10). Jesus muitas vezes bradou com autoridade: "Não temas" (Mt 10.26; 14.27;28.10; Mc 5.36; Lc 5.10; 8:50; 12.7; 12.32).

3. Garantir a nossa justificação. Ao entregar-se à morte, na Cruz do Calvário, Jesus lançou a base do edifício de nossa justificação, que somente se tornou concluído com sua ressurreição (Rm 4.25).

4. Tornar-se as primícias dos que dormem. Os atuais habitantes. do Céu sabem que algum dia, a igreja do Senhor, subirá para lã também habitar. Eles olham para o Cristo ressuscitado, sentado à destra do Pai e, sabendo que Ele aqui embaixo provou a morte e sobre ela triunfou mediante a ressurreição, sabem também que na sua ressurreição consiste a garantia da nossa. Ele subiu primeiro. Nós subiremos depois.

5. Dinamizar a pregação. A crença na ressurreição de Jesus, produziu uma nova transformação na vida dos discípulos. Antes eram homens fracos, medrosos e desprezados (Lc 24.37,38). Veja por exemplo o intrépido Pedro, que negou o seu mestre por três vezes. Cf. Lc 22.34,54-60.
Após a ressurreição surgem como propagadores alegres, militantes e agressivos. Será que uma crença equivocada em supostas aparições, produziria uma convicção . contagiante como a dos discípulos?





CONCLUSÃO
A morte expiatória de Jesus foi uma realidade divina
SINOPSE DO TÓPICO (1): Ressuscitar significa despertar, levantar dentre os mortos.
SINOPSE DO TÓPICO (2): Os saduceus e os gregos negavam a ressurreição dos mortos.
SINOPSE DO TÓPICO (3): A ressurreição de Jesus é um fato incontestável (At 1.3).
SINOPSE DO TÓPICO (4): A ressurreição de Cristo é a viga mestra e o pilar do cristianismo.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico





"A ressurreição





A ressurreição de Jesus como um evento real e histórico tem sido a pedra de esquina do cristianismo através dos séculos. O fato de que isso é crido por inúmeras pessoas por uma sucessão ininterrupta de gerações, tem dado pouca oportunidade para o surgimento de repentinos "mitos de Jesus" ou lendas. Além disso, sempre podemos comparar a crença moderna com milhares de escritos antigos do Novo Testamento, e com escritos não-cristãos, para verificar a coerência de vários relatos e garantir a exatidão histórica na doutrina e nas crenças. Diferente de outras religiões, o cristianismo é baseado em fatos históricos. Ele não é uma filosofia ilusória. Se a ressurreição de Jesus nunca tivesse acontecido, não haveria absolutamente nenhuma base para a igreja cristã. Ela não existiria. Como vimos, há uma história contínua da igreja sem interrupção. Podemos voltar ao passado recorrendo aos documentos mais antigos da igreja (primeiros manuscritos do Novo Testamento) e encontrar o dogma essencial da igreja, que permanece o mesmo. Os muitos mártires da fé cristã morreram todos por essencialmente uma coisa - defender o fato histórico de que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Os inimigos da igreja esperavam que a execução dos líderes da igreja fizesse a expansão do cristianismo cessar. Em vez disso, aumentou a determinação dos cristãos e fornece evidências pungentes da historicidade da ressurreição de Jesus às gerações posteriores." (MUNCASTER, R. O. Examine as evidências. RJ: CPAD, 2007, pp. 409-10.)

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. RJ: CPAD, 1996.
MENZIES, W. W.; HORTON, S. M. Doutrinas bíblicas. RJ: CPAD, 1995.

SAIBA MAIS Revista Ensinador Cristão, CPAD, no 33, p. 42.

APLICAÇÃO PESSOAL
A Bíblia declara que seremos como Jesus quando o virmos por ocasião de sua vinda (1 Jo 3.2). Nossos corpos serão gloriosos e dotados de esplendor e beleza; serão corpos poderosos e apropriados às regiões celestiais. Essa mudança será repentina e sobrenatural. Isto acontecerá ao soar da última trombeta. Então, encontrar-nos-emos com o Senhor nos ares; e, com Ele estaremos para sempre (1 Ts 4.17).

Não são poucos os que, amedrontados com as guerras e a poluição ambiental, dizem que já não nos resta qualquer esperança. Mas Deus não permitirá que as circunstâncias lhe prejudiquem os planos, nem que lhe frustrem os decretos. O certo é que Jesus voltará, e porá fim à corrupção, à miséria e às artimanhas. Ele instaurará o seu reino glorioso.

Estudos Bíblicos Teológicos


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO - A RESSURREIÇÃO DE JESUS
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD


TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou __________, com muitas e infalíveis _______________, sendo visto por eles por espaço de ______________dias e falando do que respeita ao Reino de Deus" (At 1.3).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A _________________ de Nosso Senhor Jesus Cristo é a ______________ doutrina do Novo Testamento. Sem ela o Cristianismo seria ________________.

INTRODUÇÃO
3- O que é a ressurreição para o cristianismo? Coloque "X" na resposta correta:
( ) Uma opção de vida após a morte.
( ) A pedra angular do cristianismo.
( ) A menor dentre as doutrinas do cristianismo.

I. A DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
4- Por qual doutrina os Coríntios eram influenciados para dizerem não haver ressurreição? Coloque "X" na resposta correta:
( ) Pelas idéias racionalistas dos filósofos gregos.
( ) Pelas idéias racionalistas dos filósofos babilônicos.
( ) Pelas idéias racionalistas dos filósofos romanos.

5- O que significa Ressuscitar? Coloque "X" na resposta correta:
( ) Significa acordar para a vida dos mortos.
( ) Significa dormir dentre os mortos.
( ) Significa despertar, levantar dentre os mortos.

II. OS QUE NÃO CRÊEM NA RESSURREIÇÃO
6- Quem eram os saduceus? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Eram os intelectuais da época de Cristo.
( ) Eram os sacerdotes que escreviam os livros de sua época.
( ) Eram em sua maioria sacerdotes e membros do Sinédrio.
( ) Eram o supremo tribunal judaico.
( ) Só acreditavam no Talmude, nunca no Pentateuco.
( ) Aceitavam somente o Pentateuco - a Lei de Moisés.
( ) Não criam na ressurreição e na existência de anjos..
( ) Diziam que a crença da ressurreição dos mortos não podia ser confirmada nos escritos de Moisés.

7- Segundo o historiador Flávio Josefo, qual era a crença dos saduceus em relação à ressurreição dos mortos? Coloque "X" na resposta correta:
( ) Acreditavam na ressurreição dos mortos como os Fariseus.
( ) Acreditavam na ressurreição dos mortos, mas só da alma.
( ) Acreditavam que a alma morria com o corpo, opondo-se assim aos fariseus que criam nessas doutrinas.

8- Além dos Saduceus, que outros grupos negavam a ressurreição de JESUS e quais hoje ainda o fazem? Coloque "X" na resposta correta:
( ) Os gregos. Os céticos, os materialistas e até grupos religiosos negam, de igual modo, a doutrina bíblica da ressurreição.
( ) Os gregos. Os céticos, os materialistas e até crentes salvos negam, de igual modo, a doutrina bíblica da ressurreição.
( ) Os Fariseus. Os céticos, os materialistas e até grupos religiosos negam, de igual modo, a doutrina bíblica da ressurreição.

9- Segundo Myer Pearlmam, como os judeus poderiam ter refutado o testemunho dos primeiros pregadores? Coloque "X" na resposta correta:
( ) Se tivessem exibido o corpo de Jesus.
( ) Se tivessem exibido o documento do julgamento de Jesus.
( ) Se tivessem matado todos os discípulos de Jesus.

10- Complete:
Se a ___________________ de Jesus não fosse um fato __________, o Cristianismo teria ________________ em seu nascedouro.

III. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO
11- Como podemos afirmar a ressurreição de JESUS "Segundo as Escrituras"? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) O primeiro argumento para reconhecer a doutrina do Cristo ressuscitado tem sua base na Palavra dos romanos.
( ) A ressurreição de Jesus fazia parte do plano divino da redenção.
( ) As evidências da ressurreição do Mestre já se encontravam nas "Escrituras" desde o Antigo Testamento.
( ) O primeiro argumento para fundamentar a doutrina do Cristo ressuscitado tem sua base na Palavra de Deus.
( ) A Bíblia afirma que Jesus "... se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias"

12- Qual apóstolo afirmou que Jesus se apresentou vivo a Pedro e depois aos demais apóstolos durante 40 dias?
( ) João.
( ) Mateus.
( ) Paulo.

13- Quais foram as consequências, para os apóstolos e testemunhas da ressurreição de JESUS?
( ) Foram reconhecidos, exaltados, requisitados e amados porque afirmaram que Jesus estava vivo.
( ) Foram perseguidos, presos, torturados e mortos porque afirmaram que Jesus estava vivo.
( ) Foram reconhecidos, exaltados, requisitados e amados por não afirmaram que Jesus estava vivo.

14- Complete:
Paulo afirma que caso os coríntios duvidassem de _________________ e dos outros apóstolos, eles poderiam apresentar um _______________ maior, pois o Senhor Jesus foi visto, certa vez, por mais de ________ irmãos.

É interessante ressaltar que o apóstolo escreveu a Primeira Epístola aos Coríntios cerca de ________anos depois de o fato ter acontecido, afirmando que muitas dessas testemunhas ainda estavam _____________________. Em outras palavras, estava colocando as _____________________ à disposição de qualquer interessado.

15- Paulo menciona o fato de JESUS ter sido visto até pelos que não criam, quem por exemplo? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Tiago, irmão do Senhor.
( ) João, o discípulo amado.
( ) Paulo, o maior perseguidor da fé cristã.
( ) Tomé, um de seus discípulos.

IV. O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
16- Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda, ressurreição do corpo de JESUS:


Deus garantiu que o corpo do Senhor Jesus Cristo não veria a corrupção, não se deterioraria

(Sl 16.10)
Jesus apresentou-se aos seus discípulos, dizendo ser Ele mesmo, e não uma aparição fantasmagórica. Isso prova que a sua ressurreição não foi em espírito. Ele ressuscitou em carne e osso.
(At 2.24-30)
o corpo do Senhor Jesus Cristo não veria a corrupção, essa profecia cumpriu-se em sua ressurreição.O corpo que foi crucificado, não pôde ficar na sepultura.
(Lc 24.39,40)


17- Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso, segundo o significado da ressurreição de JESUS:
( ) Jesus terminou na ressurreição o Evangelho..
( ) A ressurreição de Cristo não consistiu apenas no fato de Ele tornar a viver, pois, se assim fosse, não haveria diferença das ressurreições registradas no Antigo Testamento, nem Jesus poderia ser considerado "as primícias dos que dormem"; em o "primogênito dentre os mortos".
( ) Cristo foi um dos primeiros a ressuscitar dos mortos para jamais voltar a morrer.
( ) A ressurreição de Cristo significa a sua glorificação e exaltação.
( ) A ressurreição de Cristo significa a vitória esmagadora sobre Satanás, o pecado, a morte e o inferno.
( ) A ressurreição de Cristo é a viga mestra e o pilar do cristianismo.
( ) Cristo foi o primeiro a ressuscitar dos mortos para jamais voltar a morrer.
( ) Cristo é o nosso precursor, a garantia de que, no final, ressuscitaremos para a vida eterna.
( ) Jesus determinou que sua morte e ressurreição fossem o centro da pregação do Evangelho..


CONCLUSÃO
18- Complete:
A morte ______________________ de Jesus foi uma realidade divina; mostra que o homem pode encontrar o perdão dos seus pecados, e assim ter _______________ com Deus (Rm 4.25). A ressurreição de Jesus prova que a sua morte expiatória foi aceita pelo Pai. Ele ressuscitou e os que já dormem no Senhor, quando do __________________________________ da Igreja, também ressuscitarão para a vida eterna juntamente com Ele.


Veja respostas do questionário nos vídeos da EBD em http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm
***Marimaura***

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...