OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Férias !!! Cuidado com as crianças.



Em época das férias escolares, a tendência é que as crianças fiquem mais tempo em casa e, com isso, aumente o risco de acidentes domésticos. Por este motivo, é necessário redobrar os cuidados, com a criançada.
É nesse período que as crianças estão mais tempo em casa, fazendo de tudo, menos ficar paradas. Como não são todos os pais que podem entrar de férias junto com os filhos, a preocupação com os pequenos em casa fica maior ainda. O verão também propicia o surgimento de algumas doenças oportunistas, que exigem certos cuidados na sua prevenção. É preciso cuidar dos nossos pequenos, pois eles não tem noção do que é o perigo.O principal vilão são as quedas, que representam 70% das ocorrências. Em seguida vêm as queimaduras e intoxicações. A incidência dos acidentes varia de acordo com o tempo e com o dia da semana.

Cuidados

O papel dos pais para evitar ferimentos nas crianças é fundamental. Não importa o tipo do acidente, mas 90% deles poderiam ser evitados se alguns cuidados básicos fossem tomados. “Na maioria dos casos, apenas um minuto de descuido por parte dos pais já é suficiente para que a criança se machuque”, diz a coordenadora regional da ONG Criança Segura, Alessandra Françóia. “Pais não tiram férias dos filhos, a supervisão e os cuidados devem ser em período integral”.
A maioria (80%) dos acidentes ocorre dentro de casa, por isso algumas adaptações na mobília e na estrutura são necessárias. “Muitos pais pensam que a criança deve se adaptar à casa, mas é o contrário. Mudanças como a instalação de grades nas janelas e portões na beira das escadas ajudam a evitar machucados.

Onde mora o perigo?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) 80% a 90% dos acidentes com crianças acontecem dentro de casa. A maioria deles poderia ser evitada se alguns cuidados básicos fossem tomados.

Por fim, vale ressaltar que em caso de contaminação ou queimadura é importante nunca realizar a chamada auto-medicação. Sempre procure o pronto-socorro mais próximo e, na ocorrência de envenenamento, é recomendável levar o produto para análise da equipe médica.

Prevenir quedas:

1- Recolher brinquedos e outros objetos do piso.

2- Os tapetes devem ser fixados com fita adesiva dupla-face ou forro de borracha antiderrapante.

3- Se qualquer substância líquida for derramada no chão, deve-se secá-la imediatamente.

4- Não deixar objetos na escada.

5- Colocar portão de segurança no topo e em baixo da escada se houver criança pequena em casa.

6- Deve-se evitar brincadeiras de risco na cama.

7-Crianças menores de 6 anos não devem dormir na parte de cima do beliche.

8- Colocar dispositivos de segurança nas janelas.

9- Próximo à janela, não se deve colocar berço ou outro móvel.

10-Brincadeiras de criança em escadas salva-vidas, telhados varandas não devem ser permitidas.

Prevenir queimaduras:

1-As crianças não devem ter acesso a eletrodomésticos, fósforos e isqueiros; somente adultos devem usá-los.

2-As crianças pequenas não devem entrar na cozinha; se houver necessidade, precisam ser continuamente supervisionadas.

3- Não é seguro lidar com líquidos

4- Mantenha as crianças longe da cozinha se o forno ou fogão estiverem sendo utilizados;

Evite acidentes:

1- Guarde produtos de limpeza e medicamentos nas embalagens originais;

2- Nunca use medicamentos sem orientação médica;

3- Nunca faça remédios ou chás caseiros com plantas. Elas podem ser tóxicas;

4- Oriente as crianças a não aceitar presentes de “estranhos”;

5- Coloque dispositivos para vedar tomadas de energia elétrica;

6- Instrua os filhos sobre o risco de empinar pipa perto das redes elétricas.

"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?" (Ernest Hemingway)

Marimaura

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo o seu blog, continue pois beneficiará muitas pessoas. Acheimuito singelo e de leitura muito gostosa. Feito por pessoa muito inteligente. Jim