domingo, 21 de junho de 2009

Acalmando Tempestades


Não sei ........, mas devido a tantos problemas, hoje ao assistir a Santa Missa pela manhã onde costumo sempre estar todos os domingos , hoje mais que qualquer outro dia senti que DEUS falava exatamente para mim através do padre , nas leituras , no evangelho..........é como uma lição de vida ....... e como muitas pessoas as vezes passem pelo mesmo , trouxe meu folhetinho para casa e através dele elaborei um pequeno artigo sobre o evangelho de hoje, juntado aos meus pensamentos , reflexões, atitudes.......e gostaria de dividir com meus amigos.....


Os discípulos estavam em alto mar, em meio a uma tempestade. Altas e violentas ondas, açoitavam o barco. O desespero fez com que os navegantes, despertassem Jesus: "Mestre, não se te dá que pereçamos"Mc 4:38. Jesus, dormia em uma almofada, bem na popa.Para os discípulos, a atitude de Jesus, representava descaso:"Vamos morrer e não vais fazer nada? Não te importas conosco? Atribulados, os companheiros de Jesus, não demonstraram fé. Só olhavam para o revolto mar e o sofrimento.


Havia outros barquinhos:"E havia também, com Ele, outros barquinhos" Mc 4:36. Outras pessoas, estavam sendo afligidas pela tempestade. Barquinhos que partiram, juntamente com Jesus, de uma margem à outra.


Aprendendo com a tempestade: Quantos de nós nos assemelhamos aos discípulos quando estamos atribulados? Achando que Deus nos abandonou, que não se importa conosco e ainda: Sequer conseguimos enxergar que existem "outros barquinhos". Outras pessoas que atravessam problemas semelhantes aos nossos e até bem piores. Tudo que vemos é : "água no barco, embarcação afundando, altas ondas e ventos impetuosos".


As ondas do mar: Nossa vida é assim. Como aquele mar da Galiléia. Ora os apóstolos passavam de uma margem a outra, pacificamente. Ora, turbulentamente. Ora Pedro caminhava sobre as àguas, ora afundava. Quando Pedro afundou? "Quando sentiu o vento forte" Mc 14:30. Deixou de olhar para Jesus, que estava de braços abertos a lhe esperar.


Louvor em meio a tempestade: O exemplo de Paulo e Silas, entoando hinos na prisão, é poderoso para todo cristão (At 16:25). O que se viu, "no meio da tempestade" que enfrentavam, foi milagre. Milagre para eles e para "os outros barquinhos". Todos os presos, tiveram o cárcere aberto. Ali, houve salvação! Todo o mar se acalma quando Jesus ordena.


Vivendo a tempestade: Muitas vezes em nossa vida, vivemos , ou seja nos encontramos no meio de uma imensa tempestade, que talvez tenhamos provocado até mesmo sem perceber, ou uma doença na família, é como enfrentar provações, essas tempestades que aparecem em nossa vida são para testar nossa fé , serve como amadurecimento, crescimento.
Cremos que DEUS nos acompanha no mar da história de nossas vidas e tem poder e autoridade sobre todas as forças do universo, também sobre as ondas violentas que se levantam sobre as pessoas, sobre nós. Nossa fé muitas vezes não nos permite assumir com confiança a nossa parte nesta missão da história e vivemos empurrando para DEUS todos problemas cuja responsabilidade é unicamente nossa, minha sua....

"Ó Mestre o mar se revolta, as ondas nos dão pavor; o céu se reveste de trevas, não temos um Salvador? Não se te dá que morramos? podes assim dormir, se a cada momento nos vemos, sim prestes a submergir. As ondas atendem ao meu mandar: Sossegai, sossegai, sossegai...Convosco estou para vos salvar, sim sossegai..." Façamos a nossa parte sossegados , desarmados da inveja, do egoísmo, do ciúme, de qualquer coisa que venha a causar mal ao outro, pois se amadureçamos a fé e começemos a mudar nossa conduta.

Às vezes, como Pedro, afundo. Quando tudo passa, envergonhada, suplico o perdão, por não perceber que Deus estava no controle, enquanto eu temia. Falta de fé. Olhando para a tempestade.


Ele vive: Jesus, acalma tempestades, apenas com um gesto, uma palavra. Foi Ele quem nos falou: "Estarei convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos" ( Mt 28:20). Ele não disse: "Estarei convosco apenas nos dias tranquilos, alegres, MAS, todos os dias, bons e maus. A nós, cabe a tarefa de acreditar sempre, por todos os dias. Amém!

Citações: Bíblia Sagrada: Almeida, J. F. , Edição corrigida

Adaptação e estudos

************Marimaura***********

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...