OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A importância da memorização na Geografia


"Recentemente, toda a classe educacional critica o uso da memorização, popularmente conhecida por “decoreba”. É lógico que o estudo mecânico usando a memorização realmente não forma o censo crítico acerca do que se passa no espaço geográfico. A realização de práticas educativas vinculadas à memorização resulta em conhecimento limitado e fácil de cair no esquecimento.

No entanto, é importante verificar que para que o conhecimento de certas informações acerca do espaço geográfico seja assimilado é indispensável à necessidade de memorizar. A maioria dos alunos, tanto do ensino fundamental, como do ensino médio se encontram analfabetos geograficamente, tendo em vista que os mesmos não detêm o conhecimento dos pontos cardeais, não sabem identificar os continentes, nem tampouco citar os oceanos existentes no planeta, além disso, não conhecem nem mesmo quais são os Estados e as capitais brasileiras.

Informações dessa natureza não são concebidas de forma subjetiva, é preciso à repetição do estudo para que aconteça a assimilação, que deve ser praticada de maneira que não caia no esquecimento. É imprescindível aliar o conhecimento adquirido por meio da memorização com a compreensão crítica das informações. Em suma, nem uma estratégia de ensino é totalmente errada, o que deve ser observado é a forma como é conduzida pelo professor."

Nenhum comentário: