quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Soberba e Arrogância !!!


Muitas vezes somos levados a nos apropriar da arrogância e da soberba no afã de mantermos intactos os nossos propósitos।


O que é a arrogância?

Seria algo bom, algo útil, que nos possa propiciar benefícios?
Ao examinarmos a Palavra de Deus podemos chegar a conclusões que saltam à nossa imaginação। Podemos ver que Deus odeia a arrogância, pois na sua Palavra temos: “…a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio”(Pv. 8:13).


O homem pode viver arrogantemente, agindo soberbamente, porque tem sobre si o livre arbítrio concedido por Deus.

No entanto, chegará um dia em que tudo cairá por terra, conforme vemos nas profecias do Profeta Isaías: “E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia”(Is। 27). Ainda temos: “E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos”(Is. 13:11).

A arrogância isola o homem dentro de seu grupo, tornando-o soberbo, altivo, cheio de si mesmo e nesse caminho o homem perde a sua identidade social e o resultado será o fracasso sem que haja quem o ajude a se levantar.
Ser arrogante é ser inaceitável, insuportável, inconseqüente, naufragado na densa escuridão da solidão que somente tristezas e dissabores trazem ao homem. Lançar mão desse recurso é algo tão perigoso como mergulhar num profundo abismo de incertezas, onde não se sabe onde vai chegar।


O que significa soberba?

arrogância, orgulho, presunção, vaidade, vanglória।


A soberba é a tendência de um indivíduo para um modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e do prazer.Seus bens são seu modo de existência pessoal e, em conseqüência, sua vida essencial.Pode ser associada à luxúria, altivez e apresenta certo nível de presunção exagerada para com bens materiais. Freqüentemente um indivíduo com essas tendências também apresenta vaidade e arrogância, juntamente com orgulho demasiado pelas próprias capacidades e eventuais realizações, sempre associadas aos bens tangíveis, ao luxo.
Em qualquer dos casos, recomendamos que se buscasse o equilíbrio, evitando-se os exageros, os extremismos, para não correr o risco de mergulhar no mundo cruel da arrogância, levando-nos a um círculo vicioso que longe está de nos orientar em nossa vida.

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...