OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Soberba e Arrogância !!!


Muitas vezes somos levados a nos apropriar da arrogância e da soberba no afã de mantermos intactos os nossos propósitos।


O que é a arrogância?

Seria algo bom, algo útil, que nos possa propiciar benefícios?
Ao examinarmos a Palavra de Deus podemos chegar a conclusões que saltam à nossa imaginação। Podemos ver que Deus odeia a arrogância, pois na sua Palavra temos: “…a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio”(Pv. 8:13).


O homem pode viver arrogantemente, agindo soberbamente, porque tem sobre si o livre arbítrio concedido por Deus.

No entanto, chegará um dia em que tudo cairá por terra, conforme vemos nas profecias do Profeta Isaías: “E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia”(Is। 27). Ainda temos: “E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos”(Is. 13:11).

A arrogância isola o homem dentro de seu grupo, tornando-o soberbo, altivo, cheio de si mesmo e nesse caminho o homem perde a sua identidade social e o resultado será o fracasso sem que haja quem o ajude a se levantar.
Ser arrogante é ser inaceitável, insuportável, inconseqüente, naufragado na densa escuridão da solidão que somente tristezas e dissabores trazem ao homem. Lançar mão desse recurso é algo tão perigoso como mergulhar num profundo abismo de incertezas, onde não se sabe onde vai chegar।


O que significa soberba?

arrogância, orgulho, presunção, vaidade, vanglória।


A soberba é a tendência de um indivíduo para um modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e do prazer.Seus bens são seu modo de existência pessoal e, em conseqüência, sua vida essencial.Pode ser associada à luxúria, altivez e apresenta certo nível de presunção exagerada para com bens materiais. Freqüentemente um indivíduo com essas tendências também apresenta vaidade e arrogância, juntamente com orgulho demasiado pelas próprias capacidades e eventuais realizações, sempre associadas aos bens tangíveis, ao luxo.
Em qualquer dos casos, recomendamos que se buscasse o equilíbrio, evitando-se os exageros, os extremismos, para não correr o risco de mergulhar no mundo cruel da arrogância, levando-nos a um círculo vicioso que longe está de nos orientar em nossa vida.

Nenhum comentário: