sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Quatro pilares da educação do futuro:


A UNESCO, em seu Programa Aprender para o século XXI, como muitos de nós já sabemos, enfatiza quatro pilares da educação do futuro:


Aprender a conhecer;


Aprender a atuar,


Aprender a viver juntos;


Aprender a ser।


Entretanto, com a ousadia e coragem de propor, elaborei um outro pilar para o conhecimento: APRENDER A AMAR। Neste trabalho discuto que precisamos, todos, redimensionar nossas ações e práticas cotidianas, com o expresso desejo de nos colocarmos em postura amorosa com o mundo, conosco mesmo e com os outros. Um texto, de autoria por mim desconhecida, encaminha este pensar:


Dorme em mim,

Desperta em mim, brota em mim,

Morre em mim, nasce em mim।

Meu corpo é seu templo।

O amor faz em mim morada:

Sem o amor minha vida é nada।

Sem amor, eu sou só, ninguém।

Sua luz brilha em meus olhos,

Seu perfuma exala em meus poros,

Suas flores enfeitam minha estrada।

Hoje eu desejo, compreendo e quero,

Que todo o mundo entenda:

Sem o amor, não há saída,

Não há como se ter VIDA।”


A Interconectividade necessária na teia da vida।

“A realidade é mutável, pulsante, abre-se e fecha-se।


(...) abre-se com uma palavra, com um gesto,com uma decisão, com um ato, e fecha-se com algo que se perde”.J.D. Nasio


Que sejamos construtores da paz !

Que sejamos éticos, capazes de transformar a sociedade com atitudes de amor !

Que o diálogo seja uma das grandes ferramentas para a promoção da PAZ .









Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...