terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

IPÊ AMARELO




Vegetação
A cobertura vegetal da região pode ser resumida em dois tipos (biomas) principais: Mata Atlântica e Cerrado. Diversos fatores, entre eles, o clima, o relevo e as bacias hidrográficas, são predominantes na constituição da variada vegetação regional.

Cerrado - Na região, predomina a vegetação de Cerrado. As estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão.
Mata Atlântica - Ocupa, especialmente, a área do entorno dos rios Grande e Paranaíba. A vegetação é densa e permanentemente verde, com elevado índice pluviométrico (chuvas). As árvores têm folhas grandes e lisas. Encontram-se neste ecossistema muitas bromélias, cipós, samambaias, orquídeas e liquens. A biodiversidade animal também é muito grande na Mata Atlântica, com imensa variedade de mamíferos (macacos, preguiças, capivaras, onças), de aves (araras, papagaios, beija-flores), de répteis, de anfíbios e diversos invertebrados.





Em Porto Velho, um poste de luz sem vida que, estaticamente, cumpria apenas sua função imposta pelas necessidades humanas, encontrou uma maneira de readiquirir sua existência. Criou raízes e floresceu!
Sejamos como esse ipê que, mais do que símbolo nacional, tornou-se agora símbolo do povo brasileiro.
Mesmo que venham a podar nossos galhos e raízes, mesmo que nos finquem em uma calçada qualquer e nos imponham a condição de poste (de quietude e resignação), sejamos ipê amarelo!
Mesmo que nos digam que é impossível mudar e renascer não nos deixemos enganar e sigamos a nossa vocação de florescência, superação, fraternidade, alegria e criatividade!
Precisamos acreditar que isso é possível!
Podemos sim ser os autores do nosso destino!

*****************mariamaura******************

Um comentário:

silvioafonso disse...

Eu sou a obra-prima dos meus
pais e professores como
mestres.
Eu sou a flor, se os meus pés
estiverem firmes na educação
que recebi. Eu sou o rio e as
cascatas se eu posso e dou a
minha vez a quem mais precisa.
Eu sou o vento se deixo no
ombro dos que choram ficar o
meu braço amigo.
Eu sou, se tudo o que eu digo é
verdade, um filho como todos
são, se com os outros partilham
o pouco que lhes sobra.

silvioafonso




.

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...