terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

História de Minas Gerais

Minas Gerais

Minas Gerais no Brasil



A mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é uma das 12 mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais.[1] Nela está inserida duas das dez regiões de planejamento do estado, a região do Triângulo Mineiro e a do Alto Paranaíba.[2] É formada pela união de 66 municípios agrupados em sete microrregiões, localizada na região oeste de Minas Gerais. Conta com 2.176.060 habitantes, bem como uma área de 90.545 km², equivalente a 15,4% do território mineiro. Em comparação com as demais mesorregiões do estado, dispõe do terceiro maior contingente populacional e da segunda maior área. Segunda maior economia do estado, a mesorregião tem hoje forte influência estadual.[3] Faz fronteira a norte com o Sul Goiano e com o Noroeste de Minas; ao sul com Ribeirão Preto, com São José do Rio Preto, ambas cidades no Estado de Sao Paulo e com o Sul e Sudoeste de Minas; a leste com a Central Mineira e com o Oeste de Minas; a oeste com o Leste de Mato Grosso do Sul. A mesorregião é circundada pelos rios Grande e Paranaíba. Apesar de ser a terceira mesorregião mais populosa do estado, concentra a maior parte da população em quatro municípios.





Mesorregiões do estado de Minas Gerais

1.Campo das Vertentes
2.Central Mineira
3.Jequitinhonha
4.Metropolitana de Belo Horizonte
5.Noroeste de Minas
6.Norte de Minas
7.Oeste de Minas
8.Sul e Sudoeste de Minas
9.Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
10.Vale do Mucuri
11.Vale do Rio Doce
12.Zona da Mata




Economia
As principais atividades econômicas desenvolvidas na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba são de agricultura e pecuária, açúcar e álcool (três quartos da produção de cana-de-açúcar, açúcar e álcool do estado[4]), produção e processamento de grãos, processamento de carne, poultry, cigarros, cerâmica, produtos alimentares, fertilizantes, mineração, processamento de madeira, reflorestamento, metalurgia, turismo e venda por atacado.[5]

O comércio atacadista tem grande importância para a região, com relevância nacional.[6] O setor terciário é o maior da mesorregião e o que mais emprega. As usinas de açúcar e álcool estão cada vez mais se expandindo nos municípios da região.[7] A mesorregião desempenha um importante papel no desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.[8] Indicadores mostram que a região tem apresentado bom desempenho econômico em relação ao restante do estado. No entanto, a performance do desenvolvimento não reflete como um todo em cada uma de suas sete microrregiões e de seus 66 municípios.[9]





A estrutura econômica do Alto Paranaíba é centrada na atividade agropecuária, e a do Triângulo Mineiro é mais diversificada, com destaque para as agroindústrias de:

Café (Araguari)(Patrocínio)
Laranja (Frutal)
Abacaxi (Monte Alegre de Minas e Canápolis)
Batata (Araxá)
Álcool e açúcar (Ituiutaba e Santa Vitória)
Milho (Patos de Minas) e (Uberaba)

Arena Tancredo Neves, durante jogo amistoso da Seleção Brasileira de Volei contra os Estados Unidos, no dia 25 de setembro de 2009, em Uberlândia.Alho e cenoura (São Gotardo, Santa Juliana)
Soja (Uberaba, Araguari, Ituiutaba e Capinópolis)
Trigo (Patos de Minas)
Avicultura (Uberlândia)
Suinocultura (Patos de Minas, Uberlândia)
Bovinocultura (Campina Verde, Prata, Uberaba e Ituiutaba)
Leiteira (Ituiutaba, Prata e Patos de Minas)
Ovos (Uberlândia)
Tomate (Araguari)
[editar] PIB
Possui PIB de 37.011.590.000,00 reais (2º lugar de Minas Gerais, atrás da região metropolitana de Belo Horizonte)
Três municípios são responsáveis por mais da metade do PIB da região, que são Uberlândia, Uberaba e Araguari. Juntos somam 50,087% do PIB da mesorregião.

A mesorregião participa com 16,57% do PIB estadual e com 1,74% do PIB nacional.

[editar] PIB per capita
Tem PIB per capita de 17.690,00 reais (1º lugar de Minas Gerais)
Segundo o IBGE, o município de Araporã possui o maior PIB per capita do Brasil, com 261.005 reais.[10] Deve-se ao fato do município possuir uma usina hidrelétrica e uma população relativamente pequena, com 6.414 habitantes.

O município de Fronteira também está entre os dez maiores PIB per capita do país, com 106.658 reais. As usinas de cana-de-açúcar impulsionaram esse crescimento. O município conta também com uma usina hidrelétrica. Sua população é de 15.096 habitantes.

Os menores PIB per capita da mesorregião são dos municípios de Lagoa Formosa e Cruzeiro da fortaleza, com 6.236 reais e 6.441 reais respectivamente.

****************marimaura**************



Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...