OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O problema não é meu?....é sim


Por quantas vezes olhamos uma criança , um aluno e não conseguimos enxergar o que ele tem que nos faz gostar mais ou gostar menos. Quantas vezes nos negligenciamos, sacudimos a poeira e dizemos: O problema não é meu, é dos pais que não souberam educá-los. O processo de educação é bem verdade que ele começa no lar, e continua na escola. De acordo com os direitos da criança está bem claro que, no que se refere aos seus direitos devem ser respeitados . Escolas públicas atendem a todas as classes de clientela sem distinção , mas como lidar com aquele aluno que chegou na escola rebelde , fazendo bolinhas e jogando nos colegas,brigando , envolvendo se em confusões durante os intervalos. Em primeiro lugar devemos tentar saber o que aconteceu ontem com essa criança, ja que não as visitamos todos os dias, e não convivemos com elas 24 horas por dia . Ontem pode ter acontecido uma agressão física por parte do pai , ou mãe , pode ser que ontem ele nem teve o que comer no jantar, a mesma criança pode ter presenciado violencia entre seus pais, ela mesma pode ter sido vítima de violencia de alguem , até mesmo dentro de sua propria casa , e ser ameaçada. A criança traz uma bagagem tão grande com ela que nós como professores , continuadores da educação das mesmas, deveríamos saber aproveitar essa bagagem que muitas vezes lhe é peso e transforma-la em em algo construtivo, aliviando assim o peso que essa criança carrega , e nós podemos transforma-los em sabedoria, usando nosso bom senso, paciencia, criatividade e amor.

Psicopedagoga
Mariamaura

Nenhum comentário: