OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A qualificação do Professor



Mesmo que outros fatores estejam
presentes, sabemos que o papel do professor é decisivo para o sucesso
do aluno. É importante observar, por exemplo, o modo como os professores
de sua escola costumam
examinar
os sucessos e as dificuldades de
cada aluno em reuniões de orientação.
Procure analisar, com seus colegas,
como eles fazem para se manterem
atualizados, como buscam aperfeiçoar
seus métodos de ensino, sua didática, seu relacionamento em classe. Esse
é um tema delicado,
mas está bem dentro do papel de agente de
dinamização que compete à direção da escola.
Estudando o tema, você e seus colegas poderão fazer uma lista mais
ampla e completa, aplicada à sua escola, de fatores associados à
reprovação
ou às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. A partir
daí, poderão implementar com sucesso as ações para superação das insuficiências
encontradas e para a melhoria da escola.
Nós sabemos que uma aula alegre e divertida pode
ser ordeira e disciplinada,
com respeito aos outros e boa qualidade na
aprendizagem e na formação geral dos alunos.
Pense em sua escola, nas várias turmas. Quais as diferenças de atitude
entre os professores (modos de “manejar” a classe) nas turmas com
boa disciplina?
O tom de voz do professor? A relação mais amistosa ou
mais hierarquizada? Excessivamente amistosa, que leva à perda de respeito?
Ou excessivamente hierarquizada, que leva ao distanciamento, à
desconfiança e ao descompromisso? As atividades lúdicas e recreativas?
As formas de estimular e de “corrigir”? Os projetos novos e dinâmicos
que envolvem os alunos, principalmente os “indisciplinados” ou “irrequietos”,
com muita energia? A relação entre os conteúdos curriculares
e a realidade vivenciada pelos alunos, em seu cotidiano? A discussão
acerca dos acontecimentos mais significativos da comunidade e da vida
dos alunos? As oportunidades de recreação, desporto, música etc.?
A reflexão e o debate com seus colegas e especialistas ajudam na
seleção de ações para disseminar as situações positivas que existem em
sua escola.

Psicopedagoga/ Mariamaura

Nenhum comentário: