sábado, 15 de maio de 2010

As Tres Partes






Era uma vez uma casa



que estava com vontade de ser outras coisas além de ser casa





Por causa disso ela se desmontou em tres partes



As tres partes ficaram pensando juntas o que elas poderiam formar




Enquanto isso, alguns pássaros passaram voando e as Tres Partes gostaram muito da idéia..... e foram ser pássaros também.





Oa pássaros voaram para o mar ...No mar navegam muitos barcos... As Tres Partes gostaram do que viram... e foram pra água para ser barco também.




Enquanto o barco navegava, As Tres Partes viram muitos peixes que nadavam na água...Elas, então, pularam para dentro da água e foram ser peixe também.




Os pássaros comem peixes!!
Aconteceu, então que As Tres Partes, que formavam um peixe, foram parar na barriga de um pássaro.... E justamente na barriga de um pássaro formado por outras tres partes!!




E assim, As Tres partes voltaram a fazer parte de um pássaro que...voou....voou...e passou perto de uma janela do último andar de um prédio bem alto. Lá, uma vovó regava suas plantas.




As Tres partes ficaram com vontade de ser regadas também. E formaram uma planta e um vaso.




As Tres Partes gostaram de ser planta e ficar crescendo... crescendo...aos pouquinhos....




Então, num dia em que os netos da vovó vieram visitá-la, e brincavam de adivinhações, As Tres Partes pularam da janela de novo para dentro da brincadeira e desafiaram os netos a descobrir qual era o bicho que elas estavam formando, dizendo aindaque essse bicho gosta de visitar galinheiros...




Os netos da vovó logo reconheceram que era uma raposa de focinho pontudo.





Depois, As Tres Partes inventaram outras brincadeiras... Elas formaram uma ponte. E as crianças andaram em cima dessa ponte...



As Tres partes formaram também um escorregador.....As crianças escorregaram nele.





Depois As Tres Partes formaram uma gangorra...




E, por fim, brincaram de esconde-esconde com as crianças..



que de tanto procurar encontraram As tres partes! Quando anoiteceu , as crianças voltaram para casa , e As Tres Partes e a vovó ficaram conversando.... A conversa foi ficando animada, divertida... As Tres Partes estavam gostando tanto da vovó, que disseram que se ela quisesse, ficariam morando ali , e assim , poderiam se divertir bastante e contar muitas histórias juntas.
A vovó gostou da idéia!! E, para comemorarem, As Tres partes e a vovó colocaram um disco na vitrola e dançaram cada uma a seu jeito.



Conforme o combinado, As Tres Partes ficaram morando com a vovó e assim puderam conhecê-la melhor, em detalhe, e , cada vez mais gostavam dela. Poer isso, resolveram fazer uma surpresa.... um presente que a vovó volta e meia falava....

Uma casa....

Uma cidadezinha....

Uma casa co um grande terreno em volta para ela plantar e cuidar de um jardim. E para ela receber a visita dos seus netos, onde eles poderiam brincar e se divertir bastante com a vovó e As Tres Partes.

Uma casa um dia se dividiu em tres partes e saiu por ai se transformando em outrs coisas: peixe, pássaro, barco e até planta no vaso... Essas tres partes brincalhonas queriam ser um monte de coisas diferentes- menos só uma casa.
O autor da história é o gaúcho Edson Luiz Kozminski nasceu em 1954. Trabalhou como pedagogo, dirigindo sua própria escola para crianças , e foi cartunista do jornal Folha da Manhã.
Textos e ilustrações : Edson Luiz Kozminski
Problema:
Levantamento de hipóteses
- Questão da moradia
- Formas geométricas
- Geometria
- Angulos
- Adição
- Subtração
- Multiplicação
-Socialização do aluno
- Interatividade
- Interpretação de texto
- Conto e Reconto
Colegas façam bom proveito da historinha
Beijos e até +
Maura

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...