OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




sábado, 5 de dezembro de 2009

Sugestões para preenchimento do relatório




Observações

É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:

A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;


É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
Deve-se proceder relação com o registro anterior;
Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios

Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...

Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...


Desenvolvimento cognitivo

O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.

O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.

O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.

Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.

Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.

Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.

Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.

Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.

Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.

Realiza cálculos simples de adição e subtração.

Realiza cálculos com auxilio de material concreto.

É curioso, questiona e busca informações.

Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.

Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.

Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.

Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.

Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)

Ocasionalmente troca letras

Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;

Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;

Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos

Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;

Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;

Identifica e escreve seu nome completo;

Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;

Apresenta dificuldades ortográficas

Identifica e escreve seu nome completo

Ainda não faz relação entre o que fala e escreve


Participação- convívio social

Participa com interesse e produtividade.

Boa participação nas atividades realizadas em sala.

Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.

Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.

É criativo e comunicativo.

Coopera com colegas e professora.

O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.

Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.

Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.

É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.

Aceita sugestões da professora e dos colegas.

Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.

Contribui para a integração e o crescimento do grupo;

Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;

Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;

Colabora na construção de regras;

Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;

Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;

“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”
(Sir Thomas Browne)

CODIGOS DE LINGUAGEM


Reconhece as relações entre fala e escrita;

Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;

Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;

Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;

Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;

Distingue a língua escrita da língua oral;

Demonstra compreensão do sistema alfabético;

Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;

Produz frases com lógica;

Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;

Distingue letras na linguagem oral e escrita;

Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.

Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa.

************marimaura*************

Nenhum comentário: