OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




quarta-feira, 22 de julho de 2009

Reflexões sobre desenvolvimento


ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

Reflexões sobre desenvolvimento

“O único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento”.
Vygostky
Nosso fazer pedagógico nas atividades diversificadas fundamenta-se nos trabalhos de Vygotsky.

Ao refletir sobre o desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é “até onde a criança já chegou”. Pensamos no que ela já faz sozinha, sem ajuda de um adulto. Para Vygostky esta capacidade de realizar uma tarefa de forma independente é denominada de nível de desenvolvimento real. Além desse, existe o desenvolvimento potencial, ou seja, aquilo que a criança consegue realizar com a ajuda do adulto ou de outra criança mais capaz. A partir destes dois níveis, Vygostky define a zona denominada de desenvolvimento proximal. Ela se refere ao “caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real”. (Oliveira, Marta Kohl). É neste cenário que trabalhamos com nossos alunos, realizando inúmeras intervenções, provocando avanços que não aconteceriam espontaneamente. As crianças são organizadas, semanalmente, em três grupos de acordo com o seu desenvolvimento real (alfabético, silábico e pré-silábico), promovendo os avanços no desenvolvimento de cada uma delas em seu respectivo processo de alfabetização.


-------------------------------------------------------------------------------

GRUPO PRÉ-SILÁBICO

Escrita espontânea; relacionar letras, palavras e desenhos.
Alfabeto e vogais: junção, escrita e desenho.
Confecção de um personagem do Folclore com massinha de modelar.
Escrita dos nomes dos personagens que cada aluno (a) modelou.
Pintura das sílabas iniciais: junção das letras e sílabas, formando palavras e desenho no quadro.
Leitura das palavras escritas individualmente, usando fonemas (sons das letras).
Bingo de sílabas: palavras escritas e lidas após cada sílaba encontrada e marcada na cartela, história com as cartelas.

--------------------------------------------------------------------------------
GRUPO SILÁBICO

Estudo de uma personagem do nosso Folclore, número de sílabas, sílaba inicial, recorte e colagem de sílabas formando palavras.
Bingo das cores com as letras da palavra MADRINHA, leitura e escrita de outras palavras que iniciem por M, alfabeto e vogais, junção, famílias silábicas.
Recorte e colagem de letras formando palavras.
Leitura das palavras escritas.
Escrita espontânea de palavras.

--------------------------------------------------------------------------------

GRUPO ALFABÉTICO

Leitura de frases. Recorte e colagem na seqüência correta.
Lenda do Curupira: reescrita.
Leitura e escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
Trabalho com rimas a partir da leitura de poesias.

************marimaura************

Nenhum comentário: