OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 20 de março de 2011

O que é a liberdade?


"O QUE É LIBERDADE"?

A liberdade é o começo e o fim de toda filosofia." Schelling

Mal-entendida, negada, almejada, sobretudo usurpada, a liberdade sempre foi uma questão fundamental na história da humanidade.O que é liberdade para você? Veja se a sua definição concorda com esta: liberdade é, essencialmente,capacidade de escolha. Onde não existe escolha, não há liberdade.O homem escolhe de manhã à noite e só não escolhe mais porque não o deixam. Escolhe frutas,roupas, amigos, amores, filmes, músicas, colégios, pessoas, profissões, políticos. A escolha sempre supõe duas ou mais alternativas. Com uma só opção, não existe escolha nem liberdade.
O termo responsabilidade pode ser sinônimo de "cumprimento de dever". Assim, é responsável quem cumpre seus deveres. Em filosofia, responsabilidade constitui a conseqüência necessária - o corolário - da Iiberdade. O ato livre é necessariamente um ato pelo qual se deve responder. Porque sou livre, tenho de assumir as
conseqüências de minhas ações e omissões. Já os animais irracionais, por não serem livres, não são responsáveis pelo que fazem ou deixam de fazer. Ninguém pode condenar um cavalo que lhe deu um coice. Só o homem comete crime e só ele pode ser julgado.O homem, racional e livre, tanto constrói como destrói; tanto ergue escolas, hospitais e catedrais, como inventa bombas capazes de destruir o planeta; tanto ama, como odeia; tanto salva, como mata. Às vezes, o mesmo homem salva com uma mão e mata com a outra.

“Nossa liberdade é uma liberdade condicionada, uma liberdade em condição humana, nossa vida se desenvolve entre os limites inacessíveis de uma liberdade zero e de uma liberdade infinita.”GEORGES GUSDORF

É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, ecomo, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.” Sartre.

*******************mariamaura*********************

Nenhum comentário: