quinta-feira, 14 de julho de 2011

Salada Mista, interpretação textual



Bem...
Eu sei que é difícil,
mas vou tentar explicar

Eu sou filho primogênito
e tenho dois irmãos mais velhos.
Eu também
sou o caçula
tendo dois irmãos mais novos.

Do meu pai
sou o mais velho.
Da minha mãe
sou o mais moço.

Por parte de mãe
sou o irmão dos dois mais velhos.
Por parte de pai
sou o irmão dos dois pequenos.

Juntando todas as partes
eu tenho quatro irmãos
e sou o filho do meio.

Se ainda não deu para entender
eu vou explicar melhor.

Minha mãe
tinha dois filhos
quando se casou com meu pai
e meu pai teve dois filhos
depois que se separou
da mãe de meus irmãos maiores
e se casou com a mãe
dos meus pequenos irmãos.

Ao todo, nesta salada
de amor e confusão,
cabem dois pais, duas mães
e cinco queridos irmãos!

Cada um com seu lugar
dentro do meu coração...

Carlos Queiroz Telles


EXEMPLOS DE ATIVIDADES

1 - No poema, a pessoa que fala é um menino ou uma menina? Como você sabe disso?
R.: ---------------------------------------------

2 – Salada mista é um tipo de salada em que os legumes aparecem misturados. O título poema é salada mista. Em sua opinião, por que o poema tem esse título?
R---------------------------------------------

3 – Releia a terceira e a quarta estrofes.
a) Desenhe a família da mãe do menino.

Não se esqueça de desenhar nesta família a criança que fala no texto.

b)Desenhe, agora, a família do pai. Não se esqueça de mostrar, também nesta família, a criança que fala no texto.

4 – Lendo esse poema, você consegue descobrir o significado da palavra primogênito?
( ) o primeiro que nasceu
( )o mais velho.

5 – e a palavra caçula: qual o significado?
Filho mais novo.

Observando o significado das palavras primogênito e caçula no poema, você percebe que elas tem:
( ) o mesmo sentido
( ) sentidos opostos.

Ortografia: c/ç

Gramática: sinônimos e antônimos

Redação

A sua família também é do tipo salada mista? Ou não? Conte como é a sua família. Ou melhor, escreva sobre ela, usando para isso uma forma semelhante a do texto salada mista.
Não se esqueça de dar um titulo ao seu poema.
E mais importante ainda, de escrever o seu nome embaixo do poema. Afinal de contas, agora você é o autor.


***********************marimaura*********************

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...