domingo, 27 de janeiro de 2013

Dicas para manter a sala de aula em ordem

1 .      Defina o certo do errado
Durante os primeiros dias de aula, reúna os alunos e elabore junto com eles as regras para dentro e para fora da sala de aula. Assim, os próprios alunos irão reconhecer quando a situação não é apropriada.

2.       Mostre postura coerente.
Nunca desrespeite o aluno ou o trate com agressividade. Seja sempre um exemplo de disciplina.

3.       Saiba dizer "não"
Nunca diga "sim" quando você quer dizer "não". Se não é bom ser lembrado como o carrasco, muito menos o bobo da corte.

4.       Saiba dizer "sim"
A bíblia há séculos já aconselha: "Seja, porém a tua palavra: Sim,sim, não,não." Demonstre firmeza em suas decisões.

5.       Seja flexível
Não se esqueça de que um dia você também foi aluno e, por isso, sabe quando, por que e como o aluno merece e deve ser tratado.

6.       Estabeleça limites
Explique ao aluno que o seu direito termina quando começa o do outro.

7.       Mantenha o diálogo
Não é só você quem precisa ser ouvido. O aluno também tem sua sugestão e contribuição para as aulas e a vida.
 
Sabemos que o desafio de manter o aluno na escola gera muitas discussões entre favoráveis e contrários aos métodos para que o mesmo se mantenha "estudando". Tem aqueles que defendem que o interesse de frequentar a escola deve partir do aluno e se o mesmo estiver desinteressado deve se manter fora para não atrapalhar e tem aqueles que buscam os todos os meios possíveis de se buscar e manter aqueles que relutam em permanecer na escola, mas o fato é que está se evadindo das salas e devemos buscar a causa dessa situação que todas as escolas passam.      Assim podemos utilizar dos Indicadores da qualidade na Educação para analisarmos quais são os fatores que estimulam os alunos a permanecerem estudando e os que  desestimulam os mesmos ao acesso e permanência na escola. 
 

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...