OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 27 de janeiro de 2013

Dicas para manter a sala de aula em ordem

1 .      Defina o certo do errado
Durante os primeiros dias de aula, reúna os alunos e elabore junto com eles as regras para dentro e para fora da sala de aula. Assim, os próprios alunos irão reconhecer quando a situação não é apropriada.

2.       Mostre postura coerente.
Nunca desrespeite o aluno ou o trate com agressividade. Seja sempre um exemplo de disciplina.

3.       Saiba dizer "não"
Nunca diga "sim" quando você quer dizer "não". Se não é bom ser lembrado como o carrasco, muito menos o bobo da corte.

4.       Saiba dizer "sim"
A bíblia há séculos já aconselha: "Seja, porém a tua palavra: Sim,sim, não,não." Demonstre firmeza em suas decisões.

5.       Seja flexível
Não se esqueça de que um dia você também foi aluno e, por isso, sabe quando, por que e como o aluno merece e deve ser tratado.

6.       Estabeleça limites
Explique ao aluno que o seu direito termina quando começa o do outro.

7.       Mantenha o diálogo
Não é só você quem precisa ser ouvido. O aluno também tem sua sugestão e contribuição para as aulas e a vida.
 
Sabemos que o desafio de manter o aluno na escola gera muitas discussões entre favoráveis e contrários aos métodos para que o mesmo se mantenha "estudando". Tem aqueles que defendem que o interesse de frequentar a escola deve partir do aluno e se o mesmo estiver desinteressado deve se manter fora para não atrapalhar e tem aqueles que buscam os todos os meios possíveis de se buscar e manter aqueles que relutam em permanecer na escola, mas o fato é que está se evadindo das salas e devemos buscar a causa dessa situação que todas as escolas passam.      Assim podemos utilizar dos Indicadores da qualidade na Educação para analisarmos quais são os fatores que estimulam os alunos a permanecerem estudando e os que  desestimulam os mesmos ao acesso e permanência na escola. 
 

Nenhum comentário: