OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




sábado, 26 de janeiro de 2013

Arraial d’Ajuda.


 
Rio Buranhém, que tem caranguejos chama-maré; passeio de canoa até ilha do Pau do Macaco custa R$ 30
Rio Buranhém

Pense em tudo de bom que já ouviu falar de Porto Seguro e da Costa do Descobrimento; subtraia por tudo que já ouviu de ruim: Isso é Arraial d’Ajuda.

O tempo parece parar na vila de Arraial d'Ajuda, colorida por casinhas rústicas. Ali, moradores antigos conversam nas calçadas e as crianças brincam em meio à história do Brasil.


Charmoso e democrático, esse distrito de Porto Seguro tem 18 mil habitantes e reúne os principais atrativos de suas vizinhas Porto Seguro e Trancoso, com vantagens: não tem o agito excessivo e o turismo maciço da primeira nem os preços salgados da segunda.
Nos anos 1960 e 1970, quando o vilarejo foi descoberto por uma geração hippie, a região chamava atenção pela exuberância natural, mas padecia de falta de estrutura. Em três décadas, o lugar se reinventou.
Arraial soube conjugar seu passado de aldeia "paz e amor" e as influências e anseios dos turistas estrangeiros e brasileiros.
O resultado está lá para quem quiser ver: gastronomia com influências internacionais e uma sofisticada variedade de opções de lazer e de hospedagem. E sem perder o charme e um jeito autêntico de arraial.
Onde tudo começou.


Dizem os historiadores locais que o nome Arraial d'Ajuda foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aportaram na região da Bahia em 1549, com as naus Conceição, Salvador e Ajuda


Cosmopolita, rusticamente charmosa e repleta de belezas naturais, esta “vila” que mais parece uma pequena cidade (peculiar e totalmente diferente do município a qual pertence, Porto Seguro) é destino obrigatório para quem quer fazer uma viagem Vip de pura diversão e charme  !

Esqueça dos hippies que a descobriram na década de 70. Hoje pessoas do mundo todo e de todas as idades, mas principalmente os jovens, aportam por lá.

Esqueça também da Lambada, Lambaeróbica ou do Axé music, agora o Arraial é de todos os ritmos.

A “Bróduei” (o nome da rua baiana se escreve assim mesmo e não Broadway como a americana) já não é mais o Point.
 A Estrada do Mucugê (ou Rua do Mucugê) é que se transformou no retrato deste especial cantinho do Brasil. Muita cor, os mais originais artesanatos, cozinha variada típica e internacional, bares transadíssimos, galerias (como o Beco das Cores), shoppingzinhos, verde e, ao seu término... exuberantes praias de águas mornas e transparentes, emolduradas por falésias e coqueirais.
Tudo em meio à Mata Atlântica, com direito ao canto e visita constante dos pássaros.

A exuberância nos deixa extasiados . Ótimo local para passar férias , descansar, agitar.

A história do Arraial d´Ajuda , um povoamento típico dos aldeamentos jesuíticos do século XVI, começou com a construção da igreja, que recebeu a primeira romaria do Brasil e hoje acolhe cerca de 15 mil romeiros da Bahia e do restante do país, que durante a Festa da Santa, de 7 a 15 de agosto, chegam para pagar promessas, fazer pedidos e render graças à padroeira do distrito, dos marinheiros e das longas viagens. 
Mariamaura 

Um comentário:

Anabela Jardim disse...

Cheguei de Porto Seguro essa semana. Estive em Arraial...
Lindas fotos!