segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Trancoso / Porto Seguro

Trancoso descoberto pelos hippies nos anos 70 é um povoado exótico que atrai pessoas de todas as partes do mundo. Sua origem data de 1586 quando os jesuítas se estabeleceram para catequizar os índios. Anteriormente Trancoso era uma aldeia indígena habitada por índios Pataxó.

O casario colorido e grudado ao redor da Praça São João é conhecido como "Quadrado", considerado um dos mais valiosos sítios históricos do sul da Bahia. Nele estão instalados as lojas e os restaurantes mais requintados da região, frequentados por pessoas famosas. É o palco dos grandes shows e do futebol ao cair da tarde. No fundo do Quadrado está a Igreja de São João Batista e é de lá que se tem o mais lindo panorama.
 Do alto do morro "Mirante" pode-se avistar praias de areia clara, mar azul-turquesa, coqueiros, falésias coloridas, bares com completa infraestrutura para atender aos mais variados gostos. À noite o "Quadrado" é o palco dos grandes encontros. Com seus candelabros, velas coloridas, os restaurantes a céu aberto têm a cumplicidade da lua e das estrelas para tornar o ambiente mais aconchegante. Para quem quer encontrar natureza, beleza, sofisticação, tranquilidade e alegria, Trancoso é roteiro certo.
Cultura e Tradição
Todo o ano no dia 20 de janeiro e 3 de fevereiro, acontece a festa dos padroeiros São Sebastião e São Brás.
Araquém Alcântara
                                        As falésias, em variações de vermelho ou forradas de verde:
                        contraste da placidez das praias com a animação das vilas .
Numa praia, a música é eletrônica e as festas do tipo rave duram até 72 horas. Em outra, o cenário é o oposto: dominam as barracas em que 3.000, 4.000 pessoas executam coreografias alucinadas, movidas a axé e doses maciças de capeta, o demolidor drinque local. Uma pousadinha modesta, mas com certo charme, pode ter diária de 30 reais e não fica muito longe das casas chiquérrimas que já hospedaram as modelos Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Ouve-se muito inglês, francês, espanhol com sotaque argentino e, ultimamente, hebraico – mas ninguém sai de lá sem alguma fluência no mais puro baianês, cantado com entonação de forró. Para quem quer que a vida, ou pelo menos as férias, seja uma festa contínua, o lugar ideal está em algum ponto dos 80 quilômetros entre Porto Seguro e Caraíva, passando por Trancoso, Arraial d'Ajuda e Espelho. Essa faixa litorânea do sul da Bahia figura nos livros de história como o marco do descobrimento, mas hoje em dia merece mesmo é o título de Costa do Agito. São trinta praias de areias brancas, mar azul, falésias multicoloridas e, ainda, muito espaço para quem busca sossego. O lema dominante, no entanto, é agitar, ir para a balada, enfim, se acabar. De dia, na praia, já por si uma celebração. De noite, na "naite".
Mariamaura

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...