OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Definição de Escola


A escola aprende quando aceita tomar-se e ser tomada por um objecto de análise e de teorização, quando as estruturas e as práticas, as representações e as atitudes podem ser descritas e explicadas mais do que julgadas" (Perrenoud, 1991

Ao pensar a Educação, somos, obrigatoriamente levados a pensar naqueles que a fazem existir, por isso, pensar a Educação exige que se pense no Professor e no Aluno como seus actores principais. Por arrasto, pensar a Educação é também pensar a Escola, porque estes actores para o serem precisam de um tempo e de um espaço onde o acto criador, que é a Educação, acontece (Teixeira, 1995).

Uma escola não se define, no entanto, apenas como um espaço físico, onde os seus actores ou sujeitos se movimentam. Estes possuem funções de maior ou menor grau de especificidade e definem um conjunto de estratégias metodológicas, organizacionais, sociais e outras que conferem a cada escola a sua marca única. Para além dos sujeitos e das relações entre eles, de uma escola também faz parte um conjunto de recursos materiais que urge conhecer para os tornar mais acessíveis e úteis.

*****************marimaura****************

Nenhum comentário: