quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta- feira de cinzas


Depois da folia, católicos de Patos de Minas , do Brasil e do mundo vão para a igreja celebrar a quarta-feira de cinzas.

Depois de cinco dias de folia, os católicos de Patos de Minas levantaram cedo para iniciar a quaresma. O período de penitência e arrependimento começa na quarta-feira, após o Carnaval, com a cerimônia de imposição das cinzas. A primeira celebração do dia em Patos de Minas aconteceu bem cedo, às 6h30 da manhã, na Matriz de Santo Antônio.

As cinzas que os católicos recebem na quarta-feira, após o Carnaval, representam arrependimento perante a Deus e o dever da conversão. Durante as celebrações, os padres marcam a testa dos fiéis com a cinza, deixando uma marca em forma de cruz, que normalmente é deixada até o pôr do sol.

Quem não conseguiu levantar cedo para receber as cinzas nas primeiras horas do primeiro dia da quaresma não precisa se preocupar. A maioria das paróquias em Patos de Minas realiza a celebração das cinzas durante a noite. A Catedral uma nova missa de cinzas será realizada às 19h.

As outras paróquias de Patos de Minas também realizarão celebrações de cinzas à tarde e à noite. Na Igreja dos padres Capuchinhos, serão duas missas, uma às 17h e outra às 19h. Na Igreja do Rosário, será realizada apenas uma celebração a partir das 20h. A Igreja de Nossa Senhora da Abadia também fará uma celebração às 19h.

Durante as celebrações da quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica também reforçará a Campanha da Fraternidade 2010, lançada no último dia 10. O tema da Campanha este ano é "Fraternidade e Economia" e o lema é "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24).
Reportagem de Maurício Rocha

http://www.patoshoje.com.br/novosite/noticia_detalhada.php?noticia_id=4494&depois-da-folia-catolicos-vao-para-a-igreja-celebrar-a-quarta-feira-de-cinzas#


adaptação: marimaura@gmail.com

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...