OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de finados



O Cemitério Municipal de Santa Cruz de Patos de Minas, ficou movimentado na manhã desta segunda-feira (02).
Milhares de pessoas dedicaram o dia para homenagear parentes e amigos que já morreram. Muitos trouxeram flores para enfeitar os túmulos, outros acenderam velas e fizeram orações.
O dia de Finados é comemorado pelos católicos desde o século V.
Já naquela época, os fiéis dedicavam um dia do ano para rezar pelas pessoas que já morreram.
A tradição de visitar os túmulos dos mortos também nasceu naquela época.
Em Patos de Minas, os católicos movimentam os dois cemitérios da cidade no dia de Finados. Mais antigo e com um maior número de sepulturas, o Cemitério de Santa Cruz também recebe o maior número de visitantes. Cerca de 20 mil pessoas deverão passar pelo local nesta segunda-feira.


O Cruzeiro é o destino da maioria das pessoas que visitam o Cemitério Municipal. A antiga cruz de madeira ficou preta com a fumaça de tantas velas. O cruzeiro representa todos os túmulos e é o lugar escolhido para as orações.Como acontece todos os anos o túmulo de José Borrachudo foi o mais procurado. Conta a história que o Boêmio foi brutalmente assassinado inocentemente. Algumas pessoas creditam a ele graças recebidas.

De acordo com o registro da Prefeitura 33.920 mortos estão enterrados no Cemitério de Santa de Cruz.

Fonte:http://www.patoshoje.com.br
Autor: Maurício Rocha




Dia dos Fiéis Defuntos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.




O Dia de Finados para a Fé Protestante


Protestantes e evangélicos afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes e evangélicos, pelo fato de serem, Ansinus in cathedra, não reconhecem a canonicidade deste livro e nem a legitimidade desta doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas.

Segundo a interpretação protestante, a Bíblia diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).

Os Protestantes observam o dia de Finados para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo. Mas entendem que as pessoas precisam ser cuidadas enquanto estão vivas. Após a morte, nada mais resta senão o juízo.


Cada um faz o culto a sua maneira, o importante é a oração para os nossos entes queridos...

*********marimaura*********

Um comentário:

J. Araújo disse...

Olá Mari, vc disse que eu estava sumido!! Pelo contrário, acho que quem anda sumida é vc. Estive aqui várias vezes; deixava comentários; como não obtive retorno achei que não estava se importando mais.

Imaginei que continuava somente cuidando da sua netinha e havia abandonado de vez a arte de escrever no blog.

Espero poder contar sempre com sua valiosa opiñião também no outro Blog; http://kidureza.blogspot.com

Beijo e boa semana pra vc