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Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 8 de novembro de 2009

Revisão de Textos na Alfabetização






Revisão de Textos na Alfabetização



Objetivos


Com esta atividade o aluno deve ser capaz de:


Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
Constatar que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação;
Desenvolver a capacidade de argumentação;
Desenvolver a atitude de colaboração.


Organização da sala


Em pequenos grupos - duplas ou trios - para realização da atividade de escrita.

No coletivo, quando acontece a socialização das produções de cada sub- grupo.


Desenvolvimento da atividade / procedimentos


Apresente um texto curto sem nenhuma marcação gráfica tais como ponto, maiúscula, travessão, parágrafos etc. Contos e piadas, interessantes para o exercício, (desde que o aluno tenha tido contato com esse tipo de texto); peça aos alunos para marcar as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal; Solicite que eles reescrevam o texto, utilizado as pontuações que julguem adequadas;

Socialize para todo o grupo as diversas possibilidades apresentadas pelos diferentes sub-grupos.

Discuta a adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas.


Avaliação


Durante o desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:

Utiliza em outros contextos de produção escrita, os conhecimentos que constrói a respeito da pontuação (veja o 1º objetivo);
Usa seus conhecimentos diante do texto para pontuá-lo a fim de atribuir significado a ele (veja o 2º e o 3º objetivo);
Argumenta para defender o seu ponto de vista (veja o 4º objetivo);
Colabora com o grupo (veja o 5º objetivo)


Contextualização


A revisão é um procedimento difícil para escritores iniciantes, pois requer distanciamento do próprio texto.As crianças nas séries iniciais são capazes de corrigir textos produzidos por outras pessoas, mas, em se tratando dos seus próprios, dificilmente fazem uso desse conhecimento. Por isso, é interessante propor que as crianças comparem seus textos com os produzidos por outras pessoas e os analise em grupo.Isso deve ser feito em parceria e com quem já sabe fazer uso do procedimento da revisão.O professor deverá orientar o trabalho lançando questões que façam os alunos refletir e avançar, tais como:


Onde começa e termina a fala de tal personagem?
Por que você usou este ponto neste lugar?
O trecho pontuado por vocês está fazendo sentido?Explique o sentido desta frase.
Faz diferença usar a vírgula ou o ponto neste trecho? Por quê? Depois, cada agrupamento deve apresentar seu texto pontuado.Trata-se de uma ocasião rica para discutir e refletir, pois certamente surgirão diferentes formas de pontuar.Os alunos terão oportunidade de argumentar a validade ou não de cada trabalho apresentado.


Aprofundamento do conteúdo


Tradicionalmente, a gramática ensina que a pontuação é um conjunto de sinais que orienta a entonação da leitura m voz alta. Informações do tipo: “Usem o ponto final quando estiverem cansados. A vírgula serve para indicar uma paradinha. Usa-se ponto de interrogação para perguntar...”, provavelmente estão embasadas na história da escrita, quando os livros eram escritos à mão, sem espaços entre as palavras e a leitura era feita em voz alta.Quem pontuava e dava sentido ao texto era o leitor.

“A prática de leitura silenciosa disseminou-se a partir da produção de livros em escala industrial... Hoje, quando o texto impresso é formatado para ser lido diretamente pelo olho, sem precisar passar pela sonorização do que está escrito, esta função, de estreitar o campo das possibilidades de interpretação indicado graficamente às unidades de processamento e sua hierarquia interna, pertence ao escritor”.(PCN - Língua Portuguesa – MEC / 1997)


Bibliografia

Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: de 1ª a 4ªsérie, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília 1997.

Por trás das Letras, Telma Weisz, FDE, São Paulo, 1992.

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