OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Planos de ensino 2010



Plano de Ensino - 2º Ano

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

CONTEÚDOS - 2010



Disciplina: História

Série: 2º ano



Justificativa:

Ao estudar a história, a partir do conhecimento do passado, o aluno pode entender melhor o seu presente, refletir sobre fatos passados que tornaram a sociedade em que vive do jeito como é.

Capacitar os alunos, analisar algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.

A partir do levantamento de diferentes e semelhanças das ascendências e descendências, entre os indivíduos que pertencem à localidade, no tocante a nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, permitindo aos alunos o conhecimento e a compreensão de contextos históricos mais amplos.



Conteúdos do 1º bimestre:



O que é História:

- Quem faz a História?

- O estudo da História.



O Tempo e a História:

- Medindo o tempo

- Calendários



Como pesquisar a História:

- Documentos que contam a História

- Tipos de documentos históricos

- Linha do tempo



Conteúdos do 2º bimestre:



Eu e minha família:

- As famílias são diferentes

- A família na História



O modo de vida da família:

- Os costumes de cada família

- O cotidiano de das famílias



As famílias brasileiras:

- As famílias indígenas

- De onde vieram nossos costumes

- Árvore genealógica



Conteúdos do 3º bimestre:



A escola



A escola ontem e hoje:

- As primeiras escolas

- Aprendendo na escola



Lendo e escrevendo

- Antes da escrita

- Materiais para escrever

A convivência na escola

- Aprendendo valores na escola

- A escola é direito de todos

- História da escola



Conteúdos do 4º bimestre:



O Bairro



Como surgem os bairros

- O endereço de cada um

- O que acontece nos bairros



A história dos bairros

- Os bairros se transformam

- Bairros e centros preservados



Vivendo com qualidade

- As necessidades dos bairros

- Planejamento para viver melhor

- leitura de imagem



Avaliação:



É um processo contínuo, que busque a melhoria do aprendizado e que tenha os critérios bem definidos para tal processo.

A avaliação será realizada considerando o desempenho apresentado durante as atividades propostas, o interesse pelos conteúdos estudados, a responsabilidade diante das tarefas propostas, o processo de desenvolvimento cognitivo, a integração como grupo e a postura de respeito na integração com o professor e os demais colegas. Será utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: A produção de textos, dramatizações sobre os conteúdos a observação e descrição por escrito e oral.



Referências Bibliográficas:



– Raquel dos Santos Funari e Mônica Lungov Bugelli, Aprender juntos / História - 2º ano / Editora SM

– Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC / SEF, 1997

– Nikitiuk, Sonia Mª Leite (org.) Repensando o ensino de história. São Paulo, Cortez, 2001



Disciplina: Matemática

Série: 2º ano



Justificativa:



Para que haja uma sistematização dos conteúdos lógicos matemáticos, desenvolver suas noções e conhecimentos básicos trabalhados no 2º ano, do Ensino Fundamental, visto a necessidade do manuseio do concreto, permitirá aos alunos rever, verificar e confrontar as noções que já possuem.



Conteúdos do 1º bimestre:



– Vivendo e convivendo:

- Seqüência numérica

- Colocando em ordem; ordem crescente e decrescente.

- Antes e depois: antecessor e sucessor

- Organizando informações: tabela

– Uma operação chamada adição:

- Números representados com adições

– Uma operação chamada adição:

– Formas geométricas (cubo, paralelepípedo e esfera)

- conhecendo o cubo (faces, vértices e arestas)

– Dezenas e unidades



Conteúdos do 2º bimestre:



– Adicionar para subtrair:

- Relacionando adição e subtração

– Adição de três números

– Medindo comprimentos

– Forma geométrica: paralelepípedo

- Faces, vértices e arestas

– Par e ímpar

– Agrupamento

– Dúzia e meia dúzia

– Números ordinais até 10º

– Calendários

– Faces do paralelepípedos: Retângulos, lados e vértices

– Dezenas exatas até 90

– Números até 99

– Meses e dias da semana

– Medida de comprimento: O metro



Conteúdos do 3º bimestre:



– Adição e subtração:

- Adição sem reagrupamento e sem recurso.

- Subtração sem reagrupamento e sem recurso.

– Medida de comprimento: centímetro

- Adição com agrupamento, com reserva

- Subtração com agrupamento, com recurso

– Hora exata

– Conhecendo o dinheiro brasileiro: Real (cédulas e moedas)

– Criando formas com tangram

– Multiplicação

– Instrumento de medidas de massa: quilogramas.

– Simetria



Conteúdos do 4º bimestre:



– Multiplicação

– Dobro e triplo

– Dia e hora

– Divisão (idéia e repartir)

– Dividindo a hora

– Centena

– Formando centenas exatas

– Medida de capacidade - litro



Avaliação:



A avaliação será realizada sistematicamente e continuamente através das atividades realizadas em sala no laboratório e experiências diversificadas.



Referências bibliográficas:



– Roberta Taboada, aprender juntos / matemática - 2º ano / Editora SM

– Brasil, Secretaria de Educação fundamental.

Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC / SEF, 1997.

– K. S, Smole, Diniz M. L. Cândido.

Brincadeiras infantis nas aulas de matemática.

Editora Artes Médicas.





Disciplina: Geografia

Série: 2º ano



Justificativa:



É importante que os alunos aprendam procedimentos que torne-os capazes de observar, representar e construir os conceitos necessários referentes ao ensino de geografia.

Destinar os conteúdos de maneira interessante, prazerosa e significativa para a fixação dos mesmos levando o aluno a identificar o seu lugar no mundo e no espaço com atitudes consciente de preservação do meio ambiente.



Conteúdos do 1º bimestre:



– A criança:

Os novos direitos das crianças (Unicef)

Eu e os outros

– A nossa casa:



Conteúdos do 2º bimestre:



– A escola:

Os espaços da escola

Pessoas que trabalham em sua escola

Os direitos e deveres na escola

Os caminhos para a escola

– O tempo:

Os dias da semana

Os meses e os anos

As horas

O tempo tem outras mudanças

– O bairro:

As casas em outros lugares do mundo

A paisagem das ruas e dos bairros muda

Pessoas que trabalham nos bairros

E o verde no seu bairro?



Conteúdos do 3º bimestre:



– O meio ambiente:

Construindo e modificando

A poluição

– Os meios de comunicação



Conteúdos do 4º bimestre:



– Os meios de transporte:

Transportes aquáticos

Transportes terrestres

Transportes aéreos

Sinais de transito

Cuidados x segurança x alegria



Avaliação:



Será realizada de acordo com as atividades propostas de forma contínua, utilizando os instrumentos adequados ao processo de aprendizagem aplicada, relacionando as oportunidades oferecidas e os desafios apresentados.



Referências bibliográficas:



Zélia Maria Wanderley Dantas. Coleção Historiando / Geografia. Editora Construir



Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. MEC / SEF.



João Rua. Para ensinar geografia. Rio de Janeiro, Acesses, 1993.





Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 2º ano



Justificativa:



Para que o aluno amplie sua capacidade de ler, escrever e expressar-se oralmente de forma cada vez mais autônoma e eficiente. Proporcionando a valorização de escrita e da leitura como fonte de prazer, reconhecendo a sua função social e informativa de conhecimento e entretenimento. Tornando-se capaz de resolver problemas da vida cotidiana, acesso aos bens culturais, participando de forma plena do mundo letrado e, consequentemente, exercer a sua cidadania.



Conteúdos do 1º bimestre:



Gêneros Textuais:

– Capa de revista

– Poesia (verso, estrofe e rima)

– Tirinha

– Conto infantil



Ortografia e Gramática:

– Alfabeto bastão e cursivo

– Vogais e consoantes

– Letra maiúscula e minúscula

– Paragrafação

– Emprego do: b/p ; c/g.



Conteúdos do 2º bimestre:



Gêneros Textuais:

– Placas de sinalização

– Reportagem

– Histórias em quadrinhos



Ortografia e gramática:

– Letra maiúscula e minúscula

– Paragrafação

– Sílaba e divisão silábica

– Substantivos próprios e comuns

– Emprego do m antes de p ou b

– Emprego do: d/t ; f/v

– R e RR.



Conteúdos do 3º bimestre:



Gêneros Textuais:

– Reportagem

– Fábula

– Texto informativo

– Ficha de identificação

– Cantigas de roda





Ortografia e Gramática:

– Diálogo

– Sinais de pontuação ( - ? !)

– Encontro consonantais

– Emprego do eh e nh



Conteúdos do 4º bimestre:



Gêneros Textuais:

– Tiras

– Contos de fadas

– Histórias em quadrinhos



Ortografia e Gramática

– Sinônimos e antônimos

– Singular e plural

– Emprego do s e ss

– Emprego do c e ç

– Emprego do r (início e final das palavras)



Avaliação:



A avaliação era realizada sistematicamente através da atividades realizadas em sala no laboratório e experiências diversificadas.



Referências bibliográficas:



Letramento e alfabetização lingüística. Cláudia Miranda, Vera Lúcia Rodrigues. 2º ano, Coleção aprendendo sempre. Editora Ática.



Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC/SEF.



Literatura infantil: uma nova perspectiva de alfabetização na pré-escola. Editora FTD. Lúcia Browne Rego.



Ler e escrever, muito prazer! Editora Ática. Beatriz e Madza Enir Cardoso.



Disciplina: Ensino Religioso

Série: 2º ano



Objetivo Geral:



Revelar a face do Cristo Educador ás crianças que descobrem o mundo onde, aos poucos, aprendem a se olhar e a olhar o outro, seu semelhante, como filho de Deus, para acolhê-lo, escutá-lo e amá-lo como Jesus olhou, escutou, acolher e amou.



Justificativa:



No processo de alfabetização e de posse da fala, é importante fornecer subsídios para exercícios que, ao mesmo tempo, contenham e estimulem valores, tendo como referência o modelo JESUS CRISTO. A consciência que se torna mais aguda quanto ao estar crescendo, relacionando-se com outros, competindo e cooperando, alarga-se também e muito, em relação aos outros, à natureza e a Deus. E uma fase áurea para a educação da religiosidade e a iniciação a fé cristã.



Conteúdos do 1º bimestre:

- Dinâmica de Acolhida

- O conhecimento de si mesmo.

- O conhecimento de outros.

- O lugar onde vivemos.

- Descobrindo o mundo.

- CF 2009

- Quaresma



Conteúdos do 2º bimestre:

- CF 2009

- Os animais em extinção

- A maior criação de Deus

- A pessoa humana

- A natureza

- Ecologia / meio ambiente

- Páscoa

- Maria (Nossa Senhora)

- Pentecostes



Conteúdos do 3º bimestre:

- Dinâmica de boas vindas

- A amizade

- Jesus escolhe seus amigos

- CF 2009

- Vocação

- Me. Agathe Verhelle

- Bíblia



Conteúdos do 4º bimestre:

- Bíblia - Os milagres de Jesus

- Missão

- Advento

- Natal





Professor: Arlene / Vitória

Disciplina: Artes

Série: 2º ano



Justificativa:



A Arte está presente no nosso dia-a-dia e desempenha papel importante no desenvolvimento da criatividade da criatividade, motricidade, noção de espaço, entre outras tantas habilidades. E por meio de diversos gêneros de obras de arte que vem ampliar o universo cultural do aluno, alem de sensibilizar o olhar, desenvolver o senso estético e permitir novas oportunidades de construção de conhecimentos e significados. Por meio dessas atividades, a criança inicia seu desenvolvimento simbólico e social, recriando o mundo e incorporando os verdadeiros papéis sociais.



Conteúdos do 1º bimestre:



- Textos (Explorar: fotos, ilustrações, desenhos e pinturas)

- Delicia de cardápio (sugestão para trabalhar projeto alimentação)

- Tirinhas

- Datas comemorativas (carnaval...)

- Conto

- Dramatização das placas de sinalização

- Projeto: Menino Maluquinho - As artes de Ziraldo



Conteúdos do 2º bimestre:



- Músicas (cantiga popular, do Ziraldo...)

- Histórias em quadrinhos

- Leitura de telas

- Filme (O menino maluquinho)

- Projeto: Menino Maluquinho - As artes de Ziraldo

- Datas comemorativas



Conteúdos do 3º bimestre:



- Textos informativos (sobre meio ambiente, alimentação, projeto...)

- Releitura das telas (personagens de Ziraldo)

- Culminância do Projeto Menino Maluquinho

- Datas comemorativas



Conteúdos do 4º bimestre:



- Cinema (Tipos de filme: ação, suspense, infantil, comédia, romântico)

- Datas comemorativas



Avaliação:



A avaliação será realizada considerando o desempenho durante as atividades propostas, o interesse pelos conteúdos estudados e a responsabilidade diante das tarefas propostas.





Professor: Arlene / Vitória

Disciplina: Filosofia

Série: 2º ano



Justificativa:



Para que as crianças possam através da filosofia que é essencial para a formação integral de todos, estimular a elaboração do pensamento na conquista da autonomia do pensar e do agir e exercitar o olhar crítico sobre si mesmos e sobre o mundo.

Dessa forma vem desenvolver através das Fábulas de Esopo, a análise sobre determinadas situações do dia-a-dia para a formação dos valores e princípios morais necessários ao comportamento e relações do ser humano.



Conteúdos:

Introdução com as biografias de: Esopo, La Fontaine e Lúcia Tulchinski



1º bimestre:



Fábulas
Valores

– O parto da montanha
Paciência e bondade

– O rato da cidade e o rato do campo
Humildade

– O leão e o ratinho
Amizade

– Vênus e a gata
Autenticidade

– A cigarra e as formigas
Coragem




2º bimestre:



Fábulas
Valores

– O sapo e o boi
Simplicidade

– A assembléia dos ratos
Solidariedade e coragem

– A raposa e as uvas
Persistência

– A menina do leite
Paciência e cuidado

– A galinha dos ovos de ouro
Amor e respeito




3º bimestre:



Fábulas
Valores

– O burro na pele do leão
Verdade

– O corvo e o pavão
Humildade

– As duas panelas
Ingenuidade

– A garça velha
Honestidade

– A coruja e a água
Amor




4º bimestre:



Fábulas
Valores

– A galha vaidosa
Orgulho

– O velho, o menino e o burro
Sabedoria

– A lebre e a tartaruga
Perseverança

– O galo e a raposa
Confiança

– A raposa e a cegonha
Igualdade e respeito

– O pastor e o lobo
Verdade




Avaliação:



A avaliação será realizada de forma contínua relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, de acordo comas situações propostas ao conhecimento prévio dos alunos e seus respectivos desafios



Referências Bibliográficas:



Fábulas de Esopo; Jean de La Fontaine, Adaptação de Lúcia Tulchinski. Editora Scipione.





Disciplina: Ciências

Série: 2º ano





Justificativa:



As crianças chegam à sala de aula com seus conhecimentos prévios, visto que recebem informações em casa, pela mídia e nos espaços culturais onde estão inseridas, podemos afirmar que elas já têm um repertório construído a respeito da vida humana. No processo de aprendizagem, com a mediação do professor, esses conhecimentos construídos pelas crianças devem ser ampliadas, transformadas e sistematizadas, isto é, compreendidas e organizadas.

O trabalho com a disciplina de ciências naturais permite o desenvolvimento de capacidades para que a criança possa estabelecer relações, manifestar opiniões próprias, elaborar hipóteses, identificar soluções, buscar informações e confrontar as suas idéias com as dos colegas.



Conteúdos:



I Bimestre




— O Planeta Terra

— A Via Láctea

— A Terra e o Sistema Solar



II Bimestre



— O Ambiente

— Os seres, o homem, os recursos naturais e o meio ambiente

— O Sol, a água, o ar, o solo e o subsolo.

— Os recursos naturais, sua conservação e a poluição

— Os animais

— Como nascem, crescem, vivem e se desenvolvem os animais

— Como se alimentam os animais



III Bimestre



— Os animais

— A cobertura do corpo dos animais

— A sustentação do corpo dos animais

— Os animais e o homem

— A utilidade dos animais para o homem

— Os animais e o meio ambiente

— Animais nocivos

— Os vegetais

— A reprodução dos vegetais e suas partes

— Funções das partes do vegetal

— Como os vegetais produzem seu alimento

— Os vegetais estão em muitos lugares

— A importância dos vegetais para o ser humano




IV Bimestre



— O corpo humano

— Os sentidos

— Os hábitos alimentares do homem

— Como evitar doenças

— Algumas doenças

— Higiene e saúde



Avaliação:



A avaliação será uma atividade continua que acontecerá relacionada as oportunidades oferecidas, isto é, adequadas às situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que lhes serão apresentados.



Referências Bibliográficas:



DANTAS, Zélia Maria Wanderley, Marcio Amaral Galvão. Ciências:

1ª série: Ensino Fundamental - Recife:

Ed. Construir, 2006. 192 p.: il (coleção historiando).

BRASIL, Secretaria de Educação

Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC / SEF, 1997.

BIZZO, Nélio. Ciências: Fácil ou

difícil? Editora Ática.

WEISMANN, Milda. Didática das

ciências naturais - contribuições

e reflexões. Editora Artmed.

Nenhum comentário: