domingo, 13 de setembro de 2009

Sistema Digestório


O Caminho dos Alimentos
1- Dentro da boca, os alimentos são triturados pelos dentes, umedecidos pela saliva e misturados pela língua, formando o bolo alimentar. A saliva é produzida pelas glândulas salivares e contém algumas enzimas.

2- Os alimentos são engolidos: a língua empurra os alimentos, que passam pela faringe e caem no esôfago.

3- O esôfago conduz os alimentos para o estômago, através de contrações, chamadas de movimentos peristálticos.

4- No estômago, os alimentos ficam por mais ou menos duas horas, dependendo daquilo que você comeu. Lá transformam-se em uma pasta semilíquida, denominada quimo. Ali eles são amassados e revolvidos, recebendo o suco gástrico, que é o líquido fabricado pelo estômago,formado por substâncias importantes para a digestão.

5- 6-7- e 8- Por meio de movimentos involuntários, o quimo é enviado ao intestino delgado, e mistura-se com três líquidos. Um deles, o suco intestinal, que é fabricado pelo próprio intestino. Os outros dois chegam através de canais: o fígado produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar, e do pâncreas vem o suco pancreático. Esses três líquidos juntos, acabam por transformar a maior parte dos alimentos em nutrientes. O quimo, então, transforma-se novamente, agora em uma pasta líquida chamada de quilo.Os nutrientes atravessam as paredes do iontestino delgado, passam para o sangue e são transportados para todos os órgãos do corpo, alimentando todas as células.

9- Depois do intestino delgado, o tubo digestivo se alarga um pouco: é o intestino grosso, com dois metros de comprimento. Sua principal função é absorver a água, evitando que ela seja eliminada junto com as fezes.

10- O reto é a última parte do intestino grosso. Quando termina a digestão, sobram dos alimentos apenas as partes que não conseguimos digerir. As fibras vegetais e outros restos, junto com bilhões de microorganismos que existem no interior do tubo intestinal, formando as fezes.

11- As fezes são eliminadas pelo ânus.
fonte:wikipédia

**************marimaura*************

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...