OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 30 de outubro de 2011

Feira do livro de Ribeirão Preto é a maior do estado - Texto informativo para interpretação


A 5ª feira nacional do livro de Ribeirão Preto, que começa hoje e vai até o dia 18, deverá reunir cerca de 300 escritores no centro do município do interior paulista. O evento é um dos maiores do país e a meta da organização é repetir os números de 2004: cerca de 290 mil visitantes e venda de 342 mil livros. Como neste ano São Paulo não teve a sua bienal internacional, a feira de Ribeirão Preto, uma das maiores do mundo a céu aberto, torna-se a maior do estado. Um dos destaques deste ano é a presença da escritora Nélida Piñon, a primeira brasileira a ganhar o prêmio Príncipe das Astúrias das Letras. Ela estará no salão de idéias no domingo, dia 11, às 19 horas, no anfiteatro da biblioteca Padre Euclides.

A feira começa oficialmente hoje, às 19 horas, e estará aberta nos demais dias das 9 às 21 horas, nas praças xv de novembro e Carlos Gomes. A patrona deste ano é Lucília Junqueira de Almeida prado e as homenagens serão para o estado de Pernambuco e para a Espanha. A escritora Clarice Lispector, que completaria 85 anos de nascimento este ano, também será homenageada.

O Estado de S. Paulo, São Paulo, 9 set. 2005. Caderno 2, p. D4.

1- O patrono da 5ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é:
(a) Clarice Lispector.
(b) Carlos Gomes.
(c) Lucília Junqueira de Almeida Prado.
(d) Padre Euclides.

2- No trecho “o evento é um dos maiores do país”, o termo destacado refere-se:
(a) à Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
(b) à 5ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
(c) ao estado de Pernambuco e à Espanha.
(d) ao prêmio Príncipe das Astúrias das Letras.

3- A notícia jornalística apresenta as informações na seguinte ordem:
(a) a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; a meta da organização é repetir os números de 2004; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha.
(b) a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha; a meta da organização é repetir os números de 2004.
(c) a meta da organização é repetir os números de 2004; a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha.
(d) a meta da organização é repetir os números de 2004; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha; a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje.

4- Das alternativas abaixo aquela que indica uma opinião é:
(a) “a feira começa oficialmente hoje, às 19 horas”.
(b) “a 5a Feira deverá reunir cerca de 300 escritores”.
(c) “a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai até o dia 18”.
(d) “Nélida Piñon estará no salão de idéias no domingo”.

5- Esta notícia foi retirada do jornal:
(a) Vale Paraibano
(B) Folha de S. Paulo
(c) O Estado de S. Paulo
(d) Gazeta Mercantil

Fonte: Grupo Professores Solidários

****************marimaura***************

Nenhum comentário: