OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Semana da família


Semana Nacional da Família

Este ano, tem como tema, Família, Pessoa e Sociedade e é a base das atividades que acontecem de 13 a 20 de agosto de 2011
A semana que se inicia com o Dia dos Pais é a escolhida como Semana Nacional da Família, que quer ajudar a reforçar os laços familiares de nosso povo, ...
É com muita alegria que iniciamos mais uma Semana da Família, com o objetivo de provocar reflexões sobre esse tema tão importante na vida de todas as famílias.
Família fonte de vida e dos valores da humanidade.
Todo dom implica dever, responsabilidade: "Vós recebestes gratuitamente, dai também gratuitamente" (Mt 10,8). Todo valor, toda a riqueza de um dom provém do fato que é dado. Um dom é caro justamente porque não tem preço, ele foi dado gratuitamente, graciosamente.
A primeira fonte da vida e dos valores da humanidade, pois é na família que se recebe a vida e é ali que se adquire os primeiros reflexos da vida salutar com o outro, na sociedade.
É na família que se aprende o respeito à vida, o acolhimento do outro e a aceitação mútua, o diálogo, a partilha etc. antes de viver tudo isto com o mundo exterior. A criança que não viveu a boa experiência do calor familiar animada pelo amor dos pais, a vida salutar junto a seus irmãos e irmãs terá dificuldade, de se estruturar na vida para levar uma coexistência pacífica com os outros.
A responsabilidade dos pais e da comunidade.
Compreende-se desde logo a responsabilidade dos pais e da comunidade no trabalho de humanização da família humana. Nossas famílias só poderão ser santuários da vida, lugar da prática do amor, da caridade, lugar de educação para a vida salutar com o outro na sociedade se os pais assumirem de coração seu papel de primeiros educadores.
É todo o trabalho de moralização, de evangelização da vida da família que somos chamados a realizar para preparar a entrada no terceiro milênio.
A primeira tarefa nesta moralização, nesta evangelização compete aos pais. Para educar seus filhos para o amor, para a vida, para a prática da caridade e outras virtudes nobres da humanidade, à busca da paz, eles próprios devem começar a se amar verdadeiramente, a respeitar a vida, a praticar a caridade, a procurar a paz. Não se educa melhor que dando bons exemplos.
O amor, os pais se quererem bem, inspira às crianças o sentimento de serenidade, os assegura sobre o caminho da vida e os dispõe, mais tarde a viver e a trabalhar pacificamente com os outros. Ao contrário, as crianças que crescem na tensão familiar, levam consigo ressentimentos e frustrações que não os dispõem à coexistência pacífica com os outros no futuro.

Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.

Bertrand Russell

Mariamaura

Nenhum comentário: