quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Homenagem ao Soldado Brasileiro

Parabéns Bravo Soldado Brasileiro


Dia 25 de agosto, dia do SOLDADO BRASILEIRO
O amor patriótico só é comparável ao amor maternal.

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos [...]

Hoje se comemora o Dia do Soldado. Não apenas nos quartéis, mas no coração do povo brasileiro. Longe de ser uma casta, o Exército recruta seus oficias pelo mérito.

Caxias não teve berço de ouro. Filho de oficial superior.
Osório veio das fileiras de soldado, galgou promoções na tropa e alcançou o ápice da hierarquia militar, como general e marechal, colhendo vitórias nos campos de batalha. São duas vertentes bem distintas da carreira das armas. Um, patrono do Exército; o outro, da Cavalaria. Um, o maior general deste subcontinente, autor de manobras táticas de estilo napoleônico. O outro, padrão de bravura e denodo que o inimigo temia, desde sua fase de lanceiro. Fácil, dizia o intimorato vencedor, “é comandar homens livres”.


Parabéns aos soldados Brasileiros ,na foto, se eles não houvessem chegado a tempo , teria ocorrido uma tragédia com esse cidadão.


Ora, os militares já utilizavam, de há muito, a educação continuada. O curso da Escola Preparatória de Cadetes, dos que aspiram a ingressar na Academia Militar, se não prossegue já alcançou o nível de sargento. A Academia Militar prepara o tenente. Segue-se a Escola de Aperfeiçoamento e, se o oficial aspira a atingir o generalato, faz concurso para a Escola de Estado Maior. Uma década de ensino continuado, pois, para os oficiais. E uma escola específica forma os sargentos. A metodologia de ensino não abre mão dos meios auxiliares, conjugando a memória auditiva à visual. O soldado domina desde logo essa metodologia que ainda é desconhecida em boa parte das escolas civis. Um cabo, primeiro degrau da hierarquia, instrui recrutas servindo-se de um cavalete e dos meios auxiliares, o que era novidade na Unesco, em 1972.

A educação do soldado não fica apenas no aprendizado das técnicas para derrotar o inimigo. Cultua a moral. Ouviu dizer nas casernas o que lhe ficou para sempre: “À Pátria tudo se deve, nada se lhe pede”. André Maurois, biógrafo do general Lyautey, confessa que ao deixar o serviço militar foi que percebeu quanto estava errado e preconceituoso ao entrar para o Exército francês. O mesmo tem sido a regra dos brasileiros que, recrutas a contragosto, hoje dizem quanto aprenderam a amar o Brasil onde se fizeram cidadãos. E a sociedade reconhece o seu patriotismo e seu valor. Nas pesquisas de opinião pública, o povo responde que as Forças Armadas são a instituição nacional em que confia mais.


Parabéns a todos os soldados Brasileiros!!!

****************marimaura*****************

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...