OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




quarta-feira, 31 de março de 2010

O que é Pascoa?


Bem, para mim a Páscoa também não é simplesmente ovos e coelhos de chocolate. A palavra Páscoa vem do hebraico e significa “passagem”. Os judeus comemoravam esse dia antes mesmo do nascimento de Cristo, desde há muito tempo, então com outro sentido: o de liberdade, ou seja, a libertação de anos de escravidão no Egito. Para os cristãos, a Páscoa passou a celebrar o renascimento de Cristo, a passagem dEle deste mundo para o Pai.

Páscoa, então, é renascimento, renovação, libertação, época de repensar a vida e renová-la, de refletir sobre o Menino que se tornou homem, morreu e ressuscitou, elevando-se ao céu, provando aos homens que há uma força divina, maior, regendo nossos destinos.

Lembrei, então, da solidariedade que podemos exercitar, olhando para o lado e prestando atenção no irmão menos privilegiado. Assim como já havia feito em um Natal, numa Páscoa distante resolvi fazer pequenos pacotes com chocolate, bombons e balas, coisa simples, quase simbólicas, que eu tinha pouco pra dividir. E fui, num sábado de aleluia, distribuí-los às crianças de uma comunidade carente.

As dezenas de pacotes quase não foram suficientes para as muitas crianças, que ficaram felizes, pois aquilo era tudo que teriam naquela Páscoa. Pena que não pude explicar o significado dos ovos e coelhos, símbolos da Páscoa, a razão porque eu estava oferecendo aquele presente.

Poderia ter falado a eles sobre o coelho, que apesar de não botar ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa, pela sua notória capacidade de reprodução, símbolo da fertilidade. E que o ovo representa a pureza e a fertilidade, um símbolo da vida.

Ano passado numa creche, vi uma mesa coberta de cestinhas enfeitadas, mas vazias. Resolvi tentar colocar algum recheio nas cestas. E, dessa vez, foi da maneira correta, pois as crianças, pelo menos aquelas que já podem entender, estão aprendendo o significado da Páscoa.


****************marimaura*****************

Um comentário:

J.F.AGUIAR disse...

Mary, Ótimo!! temos que ensinar
o que significa A Pascoa.Foram as
mulheres que tiveram o privilegio
de ver o túmulo vazio e a notícia
dada por um anjo junto a pedra
que fora removida; RESSUSCITOU !!!
Mt.28: 1 a 7 Parabéns pelo seu texto Você sabe educar e explicar também o porque das lendas: Ovo e coelho. Muito bom!!!!