OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




terça-feira, 3 de julho de 2012

Atividades...



1. A
agenda telefônica abaixo está a maior bagunça. Organize-a, colocando os nomes em ordem alfabética.
           Júlio César 3 25l- 4623               1________________________
           Zilmar......  3 25l- 2388               2________________________
           Camila.....  3 25l- 2726               3________________________
           Isabela....   3 25l -l834                4________________________
           Pablo.....    3 25l- l673                5________________________
           Annelise.   3 25l- 2860                6________________________
           Lígia.......   3 25l- 2692               7________________________
           Tarcísio..   3 25l- 8798               8________________________
           Fernando   3 25l- 3453               9________________________
           Arthur...    3 25l- 2865               10_______________________

2. Continue ordenando os nomes dos colegas em ordem alfabética .
a) Mariana - Laysa - Hudmila – Cássio - Otávio - Fernanda - Marcela - Marina - Maraiza
____________________________________________________________________
b) Ana Luiza - Alba - Aline - Arthur - Ana Paula - Andressa - Annelise - Amanda -
____________________________________________________________________

4. Leia o texto e destaque os casos em que há erro quanto ao uso de letra maiúscula. Reescreva o texto abaixo.
                                                    Você sabe ?
        qual a maior biblioteca do brasil e quantos livros ela tem?

        A maior biblioteca do Brasil e da América latina é a biblioteca nacional do rio de janeiro. seu acervo tem mais de 8 milhões e meio de peças entre livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas. ela foi fundada em 1810 por Dom João VI, rei de Portugal e do Brasil naquela época. Foi ele quem trouxe as primeiras 60  mil peças para a biblioteca.
                                                                       Revista Recreio nº 82
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
implicante. Queria que Churulim fosse comportado como os seus sete irmãos.
        __ Eu, como eles? O pai quer que eu fique aí tremendo de medo, pensando em ratoeira, em gato e veneno? Quer que eu passe fome só por falta de coragem?
        __ Não precisa se encolher, mas nem se mostrar tanto. O meio-termo é que é o ideal para um bom rato.
        Churulim lá queria saber o que era meio-termo. Ia trás do perigo, com fome ou não. Só pra se divertir também valia a pena. A mãe chorava preocupada ou se queixava de dor de cabeça, de tanto ficar esperando Churulim voltar. Churulim fazia um carinho e dizia-lhe:
        __ Mãe, desliga um pouco, fica fria! Vou viver cem anos. Sei me defender. E vou viver passando raiva em gato e nessa gente que só sabe ter raiva de rato!

2. Explique o significado das palavras grifadas nas expressões abaixo.
a)... um ratinho miúdo..  __________________
b)... achando a mãe divertida... ___________________

3.Construa uma frase para cada palavra do exercício l que está sublinhada.
___________________________________________________________

4. Responda com frases completas:
a) Como se chama o ratinho desse texto? Descreva-o.
___________________________________________________________

b) Os irmãos de Churulim eram parecidos com ele? Como eles eram?
___________________________________________________________

c) Por que a família de Churulim estava preocupada?
____________________________________________________________

d) Quais são os três perigos para um rato? Procure no texto e anote.
____________________________________________________________

5. Transcreva(copie) o parágrafo que o ratinho diz para a mãe que vai viver l00 anos.
____________________________________________________________
____________________________________________________________

6. Você acha que Churulim deveria mudar, ter mais cuidado com os perigos? Por quê?
___________________________________________________________
___________________________________________________________

7. Ajude a mamãe ratazana a aconselhar seu filhinho desobediente. Dê conselhos.Anote-os.


­­­­­
a dança do cururu e no Nordeste, o forró.
       Mas, onde quer que seja o arraial, não podem faltar músicas, brincadeiras e comidas gostosas.
                                                                                     Revista Recreio Nº 117

Agora responda com frases completas.
a) De que trata o texto?
___________________________________________________________________
b) Qual a origem das Festas Juninas e que povos a trouxeram para o Brasil?
___________________________________________________________________
c) Em cada região do país as Festas Juninas se realizam de um jeito diferente. Copie o parágrafo do texto que refere essas diferenças.

d) Com base no texto escreva as regiões e as  danças características de cada região.
_____________________________________________________________
como as plantas e os animais, tudo que é coisa viva fica viva sem ninguém atrapalhar ou maltratar. Principalmente as pessoas!
          Foi aí que eu entendi que os índios que vivem  no Brasil são as pessoas mais evoluídas daqui. É... os índios estão aqui faz tempo!
          Imagine que, quando as primeiras pessoas  chegaram aqui, de barco, os índios foram dar uma olhada  nelas na praia e tudo. Faz mais tempo que a avó da nossa avó da nossa avó!
          Por causa disso tudo, a minha turma agora é uma  tribo e combinou que, conforme a gente for crescendo, vai tentar ser tão evoluída como os índios.
Folha de S. Paulo, Folhinha. São Paulo, 3 de maio de 1997.

Depois de ler com atenção o texto, responda:
1. Quem é o autor do texto?
___________________________________________________________________
2. Para contar os fatos do texto, o autor criou um narrador. De acordo com a forma de contar, você imagina que ele seja uma criança ou um adulto? O que é falado no texto que levou você a pensar assim?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Para a professora do narrador, um lugar evoluído era diferente do que imaginava. E para você o que é lugar evoluído?
__________________________________________________________________
_______________________________________________________________
4. Responda.
a) A fala do índio, na televisão, contém uma crítica. O que critica?
_______________________________________________________________
b) "... a minha turma agora é uma tribo..." Ao dizer isso, o narrador está concordando com o quê?
_____________________________________________________________
5. Convivendo com a natureza e com índios, Tati teria se surpreendido com a forma de pensar do índio da televisão? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

(Com esse texto, pode-se refletir sobre a situação dos índios no Brasil atualmente, a questão da terra,a cultura,...)
de às vezes ser preguiçoso, de brincar
De voltar a ser criança
Que também se cansa de ser sempre durão!
E que às vezes tem medo
Porque é gente.
Super-herói, só existe na TV!

O pai é de carne e osso
igualzinho a você!
E precisa de  carinho. De atenção!
E às vezes de um suquinho,
feito por sua mão!

Hoje em dia o pai precisa
de energia dobrada...
Pois além do seu trabalho
Ele sempre tem que ajudar...
E até fralda molhada
Ele já sabe trocar!

Você está percebendo
que os tempos estão mudando?
A mulher trabalhando fora...
O homem em casa ajudando...
Todos crescendo, por dentro
coisa boa de se ver!

Maria da Conceição G. T. Tavares

  • Leia o poema com muita atenção e reflita!
1. Você acha que todos os pais são iguais? Por quê?
______________________________________________

2. O que seu pai tem "em comum" com o pai do texto?
______________________________________________

3. Você gostaria que seu pai mudasse em alguma coisa? No quê? Por quê?
______________________________________________
acabar porque alegria do povo precisa continuar. Necessitamos de paz e também de emoção e tudo isso acontece em uma festa de peão.
 marimaura@hotmail.com

Nenhum comentário: