OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sabedoria e relações interpessoais




Desde o início das civilizações, o homem estuda maneiras de se relacionar melhor com o meio social. A sabedoria é de singular importância para a questão do "tratar as pessoas", e por isso o conceito geral é que, o sábio é aquele que decide corretamente, sempre respeitanto à moral e os costumes. Nos últimos tempos, agir com sabedoria é sinônimo de:
  • Respeitar o pensamento alheio
  • Ser gentil para com as pessoas
  • Ser humilde
  • Tratar o outro como gostaria de ser tratado
Todo esse conjunto de idéias, indentificadas para com quem é sábio, ou seja, para com quem detém a sabedoria, tem contribuído beneficamente para a evolução moral do ser humano. Grandes conquistas efetuaram-se na segunda metade do século XIX e século XX, como o fim da escravidão, a liberdade de religião, a promulgação dos direitos humanos, a igualdade racial e sexual, etc.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabedoria
marimaura@hotmail.com

Um comentário:

Centelha Luminosa disse...

Olá minha querida Maria Maura!!
Que maravilha de texto em sua postagem. Amo essas leituras, amiga!

Rubem Alves tem uma interessante teoria sobre educação: de que o ser humano caminha pela vida com duas caixas, uma de ferramentas e outra de brinquedos.
A caixa de ferramentas contém instrumentos úteis que lhe dão o poder de agir para melhorar sua vida, como diversos dos saberes que adquire. E os brinquedos são os objetos aparentemente inúteis, mas que servem pra tornar a vida digna de ser vivida: a beleza, a alegria, a arte, a poesia, a música, a justiça...
É uma maneira simples e eficiente de definir conhecimentos importantes e supérfluos - os que são ferramentas para a construção de uma vida melhor e mais equilibrada!

Saudades de vc, viu?

Desejo-lhe um restinho de semana cheio de alegrias, já que o feriado praticamente acabou!

Bjos da amiga de sempre!

Lu...