domingo, 22 de abril de 2012


Os dez mandamentos para uma convivência harmoniosa

1 - Use seu poder de empatia. Coloque-se sempre no lugar do outro para poder entendê-Io melhor. Tente entender seus sentimentos e sentir como se fosse ele, com o temperamento dele.

2- Nunca ponha o dedo na ferida. É muita covardia utilizar as fragilidades do outro para tentar magoá-Io.

3 - Nunca leve os problemas para o lado pessoal.

4 - Procure não encontrar um culpado para o problema.

5 - Procure mudar comportamentos e não sentimentos. É mais fácil fazê-lo tratar bem alguém (comportamento) do que fazê-to gostar desse alguém (sentimento).

6 - Tenha uma relação alteritária. Pela relação alteritária é possível exercer a cidadania e estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifique, entenda e aprenda com o contrário.

7 - Use o diálogo freqüentemente. Procure dizer o que você pensa, com sinceridade.

8 - Elogie sempre seu companheiro. Faça do elogio uma prática, mas não elogie sem motivos, pois o elogio falso não surte efeito.

9 - Promova o diálogo afetivo. Carinho, abraço, afagos, sorrisos, olhares (verdadeiros) .

10 - Aprenda a dizer não. Concordar com tudo e perceber depois que estam os tendo que fazer algo completamente contrário à nossa vontade pode gerar conflitos de conseqüências emocionais muito danosas.

Fonte site:http://webdimension.com.br/catequese/index.php/msgs/227-os-dez-mandamentos-para-uma-convivencia-harmoniosa

 

Mariamaura

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...