sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Análise do Proalfa




Avaliação aplicada pela Secretaria teve bom índice de participação entre as escolas de ensino fundamental
Sex, 30 de Setembro de 2011



Análise de superintendente aponta que tudo correu bem em todo o Estado nas provas do Proalfa, aplicadas esta semana

Durante toda esta semana as escolas públicas mineiras que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental estiveram envolvidas com a avaliação de seus alunos. Termina hoje a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que testa capacidade de leitura e escrita dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental. De acordo com a superintendente de Avaliação Educacional, Maria Inez Barroso, praticamente todas as escolas do Estado já aplicaram suas provas. “A maioria optou por aplicar as provas entre terça e quinta e já conseguiram terminar. Tudo transcorreu com tranquilidade no Estado”, analisa.





A avaliação do Proalfa é aplicada de forma censitária para os estudantes do 3º ano e de forma amostral para alunos do 2º e 4º anos do ensino médio. A previsão inicial era de que 350 mil estudantes fizessem as provas em todo o Estado e, segundo Maria Inez, a participação foi maciça. “Nós monitoramos a aplicação das provas por meio das Superintendências Regionais de Ensino, da equipe do Programa de Intervenção Pedagógica e outros profissionais. Percebemos que os alunos compareceram e nossa expectativa é de que a participação tenha sido superior a do ano passado”, avalia. Em 2010, o índice de participação nas provas do Proalfa foi de 90,4% na rede estadual. As provas também são aplicadas nas 853 redes municipais de ensino de Minas.

As provas agora serão recolhidas pelas 47 SREs do Estado e encaminhadas ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Centro é parceiro da Secretaria na avaliação do Proalfa e ficará responsável pela digitalização e correção das provas, além de elaborar a análise estatística dos testes. A previsão é de que até o fim de novembro já esteja disponível uma prévia dos resultados.

Um dos destaques na prova do Proalfa foi a participação de diretores, pais e comunidade escolar. Segundo Maria Inez, todos colaboraram para divulgar a avaliação e para manter um clima tranquilo nas provas. Um bom exemplo é a Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves, no bairro Santa Branca, em Belo Horizonte.

Essa escola fica na Avenida Pedro I, próxima às obras de duplicação da avenida. Para que os alunos não fossem prejudicados durante os exames, a diretora foi atrás do silêncio absoluto. “Conversei com o engenheiro responsável pela obra e ele não utilizou as máquinas no horário das provas. Os alunos tiveram tranquilidade para se concentrar”, explica Maria José de Vasconcelos. Se depender dessa escola, aliás, a média de participação no Estado vai crescer: mais de 97% dos estudantes compareceram. “Agora é só esperar o resultado. Estou confiante que vamos nos sair bem”, completa a diretora.

https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/2380-avaliacao-aplicada-pela-secretaria-teve-bom-indice-de-participacao-entre-as-escolas-que-oferecem-anos-iniciais-do-ensino-fundamental

Mariamaura

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...