OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Outro Príncipe Sapo



O Outro Príncipe Sapo
Jon Scieszka

Era uma vez um sapo.
Certo dia, quando estava sentado na sua vitória-régia,
viu uma linda princesa
descansando a beira do lago. 0 sapo pulou dentro da água,
foi nadando até ela e mostrou a cabeça
por cima das plantas aquáticas.
"Perdão, ó linda princesa", disse ele com sua
voz mais triste e patética. "Será que eu
poderia contar com a vossa ajuda?"
A princesa estava prestes a dar um salto e
sair correndo, mas ficou com pena daquele
sapo com sua voz tão triste e patética.
Assim, ela perguntou:
“ 0 que posso fazer para te ajudar, sapinho?”
"Bem", disse o sapo. "Na verdade, eu não sou um sapo, mas um belo príncipe
transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só
pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa."
A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um
beijo.
"Foi só uma brincadeira", disse o sapo.
Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba de sapo dos seus lindos
lábios.
O Patinho realmente feio e outras histórias malucas.
São Paulo: companhia das letrinhas, 1997,(s.P
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à
leitura.

Antecipar conteúdos de textos a serem lidos, a
partir do suporte, do gênero, da
contextualização e de conhecimentos prévios
sobre o tema.

(Pergunta feita antes da leitura)
15- Este texto é um conto e seu conteúdo deve
relatar:
( ) a vida de uma pessoa importante
( ) um fato ocorrido
( ) o modo de fazer um doce
( ) um fato imaginário
Reconhecer a presença de diferentes
enunciadores nos textos lidos, identificando as
marcas linguisticas que sinalizam suas vozes.
D13- Identificar marcas linguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um
texto.

3- Qual é o trecho que apresenta a fala da
Princesa:
( ) Era uma vez um sapo.
( ) “Foi só uma brincadeira”
( ) “O que posso fazer para te ajudar, sapinho?
( ) “ Será que eu poderia contar com a vossa
ajuda?”
Distinguir fato de opinião.
D10 - Distinguir um fato da opinião relativa a
esse fato
Compreender globalmente textos lidos,
identificando o tema central e articulando
informações explicitas e implícitas pela
produção de inferências.
D0 - Compreender frases ou parte que
compõem um texto

2- "Perdão, ó linda princesa", disse ele com sua
voz mais triste e patética. "Será que eu poderia
contar com a vossa ajuda?"
Nessa parte do texto o sapo queria:
( ) Fazer um pedido à princesa
( ) cumprimentar a princesa
( ) fazer um elogio à princesa
( ) pedir perdão à princesa
D1- Identificar o tema ou sentido global de um
texto

16 - Do que o texto fala?

- Qual o assunto do texto?

D2- Localizar informações explícitas em um
texto

6- Como era a voz do sapo?

- O que a princesa enxugou de seus lindos
lábios?

- Como o Sapo chegou até a princesa?

D3- Inferir informações implícitas em um texto

13 - Qual era o desejo do sapo?
- O que o sapo quis dizer com a esta fala: “Foi só
uma brincadeira”?

CAPACIDADES
DESCRITORES QUESTÕES
Reconhecer as relações que organizam o
conteúdo dos textos: tempo, espaço, causa,
finalidade, condição, oposição, conclusão,
comparação, entre outras.

D11 - Reconhecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.

17- Na frase “A princesa pensou um pouco,
depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um
beijo”, a que se refere no texto a expressão “um
pouco”?

D12- Estabelecer a relação causa/ consequência
entre partes e elementos do texto X

CAPACIDADES
DESCRITORES QUESTÕES
Inferir, pelo contexto de uso, o sentido de
palavras ou expressões desconhecidas.
D5- Inferir o sentido de palavra ou expressão a
partir do contexto
8- Qual o significado da palavra patética?
( ) comovente
( ) assustada
( ) crítica
( ) animada
Identificar variedades linguisticas que
concorrem para a construção do sentido do
texto. X

1- Na frase: "Será que eu poderia contar com a
vossa ajuda" a linguagem do sapo, normalmente
é utilizada em situações:
( ) de brincadeiras
( ) de formalidade
( ) de conversa com amigos
( ) de conversa com meus pais
Relacionar o texto que está sendo lido a outros
textos, orais ou escritos.
X

5- O autor estabelece um diálogo com alguma
história da literatura clássica infantil? Qual?
Identificar efeitos de ironia ou humor em
textos variados.
D23- Identificar efeitos de ironia ou humor em
textos.
18- O fato engraçado dessa história é:
( ) a esperteza do sapo em enganar a princesa
( ) o jeito do sapo se dirigir a princesa
( ) o susto da princesa ao ver o sapo
( ) a voz patética do sapo, ao falar com a
princesa.

CAPACIDADES
DESCRITORES QUESTÕES
Na interpretação de texto, levar em conta
pistas gráficas (caixa alta, grifo etc.), imagens
(fotos, ilustrações, gráficos etc.) e elementos
contextualizadores (data, local, suporte etc.)
D21- Reconhecer o efeito de sentido decorrente
de outras notações
X
D8- Interpretar texto que conjuga linguagem
verbal e não-verbal
10- Na ilustração do texto, as expressões das
personagens sugerem:
( ) o nojo da princesa em relação ao sapo
( ) as intenções do sapo de enganar a princesa
piedosa
( ) a tristeza do sapo por não ser um príncipe
( ) a alegria da princesa por ajudar o triste
sapinho
X
Interpretar texto, levando em conta
elementos contextualizadores
Não é um descritor do PROEB
4- "Observe o local de onde a história foi
retirada, localizado no final do texto. O título da
história é "O outro príncipe sapo" por que:
( ) o autor se refere à outra história sobre
príncipe que virou sapo
( ) no texto existem dois sapos
( ) o autor modificou o título da história do
patinho feio
( ) o príncipe da história era maluco

Perceber a pontuação como um dos elementos
orientadores na produção de sentido.
D21- Reconhecer o efeito de sentido decorrente
do uso de pontuação.

19- De que maneira podemos identificar a fala
das personagens no texto: “O outro Príncipe
Sapo”. De que outra forma poderia marcar o
diálogo das personagens?
Reconhecer os elementos que compõe a cadeia
de referente do texto.

D15- Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para sua continuidade.

7- Na frase: “ Perdão, ó linda princesa", disse ele
com sua voz mais triste e patética.” a quem se
refere a palavra grifada?
Posicionar-se criticamente diante de um texto,
apresentando apreciações e valorações
estéticas, éticas, políticas e ideológicas.

X
11- Você concorda com a brincadeira que o sapo
fez com a princesa?

Selecionar procedimentos de leitura
adequados a diferentes objetivos e interesses
(ler para se divertir, para obter informações,
para seguir instruções, etc.) e às características
do gênero.
X X
Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que compõem uma narrativa
D19- Identificar o conflito gerador do enredo e
os elementos que compõem uma narrativa
14- O que leva o sapo a fazer o pedido a princesa é:
( ) seu desejo enfeitiçar a princesa
( ) seu desejo de fazer uma brincadeira com a
princesa
( ) seu desejo de quebrar o feitiço da bruxa
malvada
( ) seu desejo de se transformar em um príncipe

X X X
CAPACIDADES
DESCRITORES QUESTÕES
Identificar diferentes gêneros textuais
considerando sua função social, seu circuito
comunicativo e suas características linguísticodiscursivas.
D6- Identificar o gênero do texto
9- Qual é o nome deste gênero textual?
( ) um poema
( ) Um bilhete
( ) um conto
( ) um anúncio

D7- Identificar a função de textos de diferentes
gêneros
12- Por meio dos textos, podemos realizar diferentes
ações: transmitir informações, tentar convencer o
outro a fazer ( ou dizer) algo, ordenar, demonstrar
sentimento, enfim, textos diferentes causam no
leitor efeitos diferentes, isso porque cada texto tem
sua função, seu objetivo. Sabendo disso, descubra a
função do texto “ O outro Príncipe Sapo”

Fonte de pesquisa:São Paulo: companhia das letrinhas, 1997,(s.P)


****************marimaura**************

Nenhum comentário: